Community

Brazil & Portugal  

Community

Programa de identificação digital do Ontário adiado até 2022

Por Leila Monteiro Lins | 17 de dezembro de 2021

A província de Ontário estava planejando lançar o  programa de identificação digital  até ao final de 2021, mas, por diferentes motivos,  o lançamento foi adiado até ao próximo ano.

O programa, denominado Programa de Identificação Digital do Ontário (ID), foi inicialmente anunciado no outono de 2020 como parte de um plano de ação destinado a tornar os serviços governamentais mais acessíveis digitalmente e criar serviços públicos mais flexíveis.

APP VERIFY ONTARIO

Segundo o Ministério Associado do Governo Digital, o plano de ID digital foi atrasado devido à priorização da aplicação (app) “Verify Ontario” para as empresas.

O Verify Ontario foi lançado em Outubro para que as empresas confirmem o estado de vacinação do funcionário e, ao mesmo tempo, protejam a sua privacidade. Em Setembro, a província lançou o conjunto de ferramentas técnicas que estava a usar para desenvolver o programa.

O programa destina-se a substituir cartões físicos, como a carta de condução ou o cartão de saúde. Isso permitiria às pessoas armazenar a sua identificação electrónica na sua app de carteira digital num dispositivo inteligente.

O governo afirma que o programa se destina a ser mais privado. Por exemplo, se alguém precisa mostrar que é maior de idade, o verificador só saberá que alguém tem mais de 18 anos e não saberá a data de nascimento ou a idade real.

As pessoas também terão controle total sobre as informações que desejam compartilhar e ninguém pode ter acesso aos dados de outra pessoa sem o seu consentimento.

Uma identificação digital é armazenada apenas no dispositivo móvel ou computador de uma pessoa e pode ser desligada remotamente se o dispositivo for perdido ou roubado.

O governo diz que não saberá onde alguém esteve ou onde usou a sua identificação digital. As pessoas também devem sempre concordar antes de compartilhar qualquer informação por meio da aplicação.

A COVID-19 é outra razão para o desenvolvimento da app, com muitas pessoas a optar por fazer compras online para interações sem contacto.

PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO DIGITAL

O programa de identificação digital estará disponível para fazer compras sensíveis à idade, como comprar um bilhete de loteria, apanhar uma encomenda, solicitar auxílio para deficientes físicos, abrir uma conta bancária e muito mais.

As empresas também podem usar o programa para contratar novos funcionários, abrir contas comerciais ou verificar a identidade de um cliente.

O programa será voluntário para inscrição e as pessoas ainda poderão usar a identificação física quando quiserem.

—————

*Clique aqui e assine nossa Newsletter.

 

Leia aqui a mais recente edição da revista DISCOVER

 

Leila Monteiro Lins

Leila tem mais de 35 anos de experiência em jornalismo e marketing. Em abril de 2010, ela fundou a revista Discover no Canadá. Anteriormente impressa e distribuída duas vezes ao ano, a revista mudou para seu novo formato digital em outubro de 2020, facilitando a disponibilidade online na versão de bolso.

Veja também