Community

Brazil & Portugal  

Community

Canadá deixa de exigir teste molecular à COVID-19 para viagens curtas ao exterior

Por Leila Monteiro Lins | 3 de dezembro de 2021

Desde 30 de Novembro, os canadianos totalmente vacinados e residentes permanentes que regressem a casa, após curtas viagens aos Estados Unidos e ao exterior não terão mais que apresentar prova de um teste molecular negativo, como um teste de PCR.

O governo federal anunciou que vai suspender a exigência de um teste molecular para viajantes que receberam uma série completa de vacinas contra a COVID-19, ao regressar ao Canadá, após um período inferior a 72 horas.

No entanto, ainda será exigido um teste molecular para viagens ao exterior com duração superior a 72 horas.

Durante uma conferência, o ministro da Saúde, Jean-Yves Duclos, disse que “as próximas mudanças nos testes de fronteira do Canadá e nos requisitos de entrada reflectem o próximo estágio na abordagem do nosso governo à medida que nos alinhamos com a melhoria das taxas de vacinação aqui no Canadá e em todo o mundo”.

Apesar de aliviar as restrições de viagens, Duclos advertiu que os canadianos não podem “baixar a guarda” e sublinhou que todos “devem trabalhar arduamente para proteger os ganhos que conquistámos” contra a COVID-19.

Além da alteração no pedido de um teste no regresso, o governo federal anunciou que os viajantes que receberam as vacinas contra a COVID-19, Sinopharm, Sinovac e Covaxin, serão considerados totalmente vacinados para fins de viagem até ao final do mês, ficando estas equiparadas às vacinas contra a COVID-19 aprovadas para uso pela Organização Mundial de Saúde.

Duclos observou ainda que as autoridades estão a monitorizar a situação na fronteira “de perto” e irão avaliar essas medidas e recomendar “os ajustes necessários conforme necessário”.

O ministro da Segurança Pública, Marco Mendicino, disse que os viajantes ainda precisam inserir as suas informações de viagem na app ArriveCAN e serão responsáveis por “manter um comprovativo” durante a janela de 72 horas para mostrar às companhias aéreas, ferroviárias e funcionários do governo “como obrigatório”.

ISENÇÕES DE VACINA TERMINAM NO ANO NOVO

O governo federal disse que vai exigir que certos grupos de viajantes, que atualmente estão isentos dos requisitos de entrada, sejam totalmente vacinados com uma vacina contra a COVID-19 aprovada pela Health Canada para entrar no país.

Essas alterações aplicam-se a todos os prestadores de serviços essenciais, incluindo motoristas de camião, detentores de autorização de trabalho, incluindo trabalhadores estrangeiros temporários, bem como outros grupos, como estudantes e atletas internacionais.

Após esta data, o governo federal diz que os estrangeiros não vacinados ou parcialmente vacinados só terão permissão para entrar no Canadá sob “exceções limitadas”, que se aplicam a certos grupos, como trabalhadores agrícolas e de processamento de alimentos, tripulantes da marinha, novos residentes permanentes, realojamento de refugiados e aqueles que entram no país por “motivos de compaixão”.

No entanto, aqueles que estão isentos ainda serão obrigados a seguir os requisitos de entrada, incluindo testes moleculares e quarentena obrigatória.

Cidadãos estrangeiros não vacinados que não estejam isentos terão a “entrada proibida no Canadá”.

 

*Clique aqui e assine nossa Newsletter.

 

Leia aqui a mais recente edição da revista DISCOVER

 

Leila Monteiro Lins

Leila tem mais de 35 anos de experiência em jornalismo e marketing. Em abril de 2010, ela fundou a revista Discover no Canadá. Anteriormente impressa e distribuída duas vezes ao ano, a revista mudou para seu novo formato digital em outubro de 2020, facilitando a disponibilidade online na versão de bolso.

Veja também