Community

Brazil & Portugal  

Community

Nova sede da LiUNA Local 183 deve estar pronta em Setembro de 2023

Um projeto com uma visão para o futuro

Por Luis Aparicio | 26 de outubro de 2021

Diretores do sindicato Liuna Local 183 liderados por Jack Oliveira (centro).  

Um dos maiores sindicatos de trabalhadores da construção civil da América do Norte, LiUNA Local 183, está a construir uma nova sede em Vaughan, Ontário, um projeto “com uma visão para o futuro”, segundo os responsáveis.

A obra vai abranger um conjunto de infraestruturas que visam corresponder às necessidades dos sócios do sindicato que na última década registou um forte crescimento, representando atualmente mais de 60 mil trabalhadores na Área da Grande Toronto (GTA).

“Acho que é um testemunho da forma como o sindicato está a crescer”, disse o Business Manager da Local 183, Jack Oliveira, aos órgãos de comunicação social de língua portuguesa, que na manhã de terça-feira (19) tiveram a oportunidade de acompanhar o andamento das obras.

“E quando a gente faz um edifício destes, tem que ter uma visão para o futuro (…) e deixar já os alicerces feitos para acompanhar o crescimento do sindicato”, acrescentou.

Com o projecto de construção “a meio caminho”, Oliveira avança a linha temporal de Setembro de 2023 como a data para a conclusão das obras, desde que não hajam atrasos ou problemas de maior, nomeadamente ao nível da falta de mão-de-obra e de materiais.

                                                                                       Cortesia Liuna 183

Edifício multiusos com gama de serviços

O edifício multiusos, projectado pela firma de arquitectos Diamond Schmitt, tem uma área de 290.000 pés quadrados (quase 27.000 metros quadrados) e consistirá de uma torre de seis andares ligada a uma ala composta por três andares que terá como principal característica um sistema de envidraçamento de grande transparência.

O edifício contempla uma gama de serviços para os sócios, incluindo espaços de lazer e reabilitação, clínicas médica e dentária, farmácia, oculista, uma gráfica, um clube para os idosos, bem como serviços financeiros, jurídicos e sociais, uma cooperativa de crédito e os serviços administrativos do Plano de Benefícios e Pensões do sindicato.

No rés-do-chão, o Gerry Gallagher Hall vai ser um salão polivalente com capacidade para 3.000 lugares (sentados) e que tanto pode servir para a realização de reuniões gerais de sócios, como de atividades comunitárias ou ser alugado para eventos privados.

Os pisos superiores destinam-se a áreas de trabalho modernas, bem como de espaços de aprendizagem para os sócios e funcionários da LiUNA 183, projetados para promover o bem-estar dos ocupantes.

Vice-presidente internacional e administrador regional da LIUNA, Joseph Mancinelli (centro), com os diretores do sindicato LIUNA Local 183.

Trabalho excepcional em prol dos sócios

O vice-presidente internacional e administrador regional da LIUNA, Joseph Mancinelli (centro), congratulou o Executivo da LiUNA Local 183 “pela clarividência para construírem uma sede tão grande na região de Toronto” e pelo “trabalho excepcional que está a ser feito em prol dos sócios”.

Mancinelli acompanhou também o Executivo da sindical numa visita às obras para a construção das novas instalações da “Tunnel Rescue & Skills Training Facility” – destinada à formação de especialistas em missões de salvamento e de trabalho em túneis.

À saída das instalações, Jack Oliveira lembrou que a Local 183 faz formação nesta área há muitos anos, mas face às constantes alterações nos regulamentos e estatutos de Saúde e Segurança no Ontário, os delegados do Centro de Formação concluíram ser necessário um novo espaço, por forma a poderem acompanhar todas as alterações.

O diretor-executivo do Centro de Formação da LiUNA Local 183, Sandro Pinto, confirmou que há um grande número de entidades, “seja do ministério do Trabalho, dos bombeiros, dos municípios de Vaughan e Mississauga, e outros”, que entram em contacto com o centro para aferir a possibilidade de usarem as instalações para treinar e dar formação às suas equipas de trabalho.

Sandro Pinto salientou ainda a vantagem de poderem usar também este novo espaço como uma “ferramenta de recrutamento” para a indústria da construção.

 

Assine nossa NewsLetter para mais dicas de entretenimento, lazer, cultura e empreendedorismo.

 

Leia aqui a mais recente edição da revista DISCOVER

Luis Aparício

Luis is a freelance journalist. He collaborates with newspapers, magazines and online newsgroups in Toronto.

Veja também