Community

Brazil & Portugal  

Community

Ontário passa a exigir prova de vacinação em certos espaços públicos

Província vai lançar um certificado de vacinação aperfeiçoado e uma aplicação (app) de verificação para impedir a disseminação da COVID-19

Por Luis Aparício | 17 de setembro de 2021

O governo provincial vai exigir a partir de 22 de setembro que as pessoas estejam completamente imunizadas (com duas doses) e apresentem comprovativo de vacinação para aceder a certos espaços e serviços públicos.

A abordagem tem um foco maior em ambientes públicos interiores de alto risco, onde as coberturas faciais nem sempre podem ser usadas e abrange:

  • Restaurantes e bares (exceto pátios ao ar livre, serviço de entrega e comida para fora).
  • Discotecas, incluindo áreas ao ar livre.
  • Espaços para reuniões e eventos, como salas de banquetes e centros de convenções.
  • Instalações utilizadas para atividades desportivas e de fitness e treino pessoal de fitness, tais como ginásios, instalações de fitness e recreativas, com exceção de desportos recreativos juvenis;
  • Casinos, salas de bingo e estabelecimentos de jogos;
  • Concertos, festivais de música, teatros e cinemas;
  • Clubes de strip, balneários e clubes de sexo;
  • Locais de corrida (por exemplo, corrida de cavalos).

Os requisitos obrigatórios não se aplicam a ambientes exteriores onde o risco de transmissão é menor, incluindo pátios, com exceção de espaços de clubes noturnos ao ar livre, dado o risco associado ao ambiente. Nem a locais onde as pessoas recebem cuidados médicos, adquirem artigos de mercearia em supermercados, equipamentos médicos e outros.

Alinhado com as medidas de saúde pública atualmente em vigor, as políticas de uso de máscara em espaço interiores continuarão em vigor.

As pessoas que não podem tomar a vacina devido a isenções médicas terão a entrada permitida com um atestado médico até que as isenções médicas reconhecidas possam ser integradas como parte de um certificado de vacinação digital. As crianças com 11 anos de idade ou menos e que não puderem ser vacinadas também estarão isentas desses requisitos.

Para o período entre 22 de setembro e 12 de outubro de 2021, pretende-se que as pessoas que marquem presença em recepções de casamento ou funerais em espaços de reuniões ou eventos possam disponibilizar um teste rápido de antigénio negativo (COVID-19), no máximo 48 horas antes do evento, em alternativa ao comprovativo de vacinação.

Melhorar a experiência do utilizador

Nas próximas semanas, o Ontário irá desenvolver e colocar à disposição ferramentas adicionais para melhorar a experiência do utilizador, eficiência e ajuda ao setor empresarial, incluindo ferramentas alternativas para pessoas sem e-mail, cartão de saúde ou documento de identificação.

Os habitantes do Ontário têm atualmente acesso a um recibo de vacinação em papel ou PDF que inclui todas as informações relevantes para provar que estão totalmente vacinados. A partir de 22 de setembro, terão de exibir o recibo de vacinação ao entrar nos espaços designados, juntamente com outro documento de identificação com foto, como a carta de condução ou cartão de saúde.

Além de introduzir um recibo de vacinação digital aperfeiçoado que apresenta um código QR que é seguro e pode ser guardado num telefone, a província do Ontário pretende lançar uma nova app para tornar mais fácil e conveniente para as empresas e organizações lerem e verificarem se um recibo de vacinação digital é válido, enquanto protegem a sua privacidade.

SAIBA MAIS

As pessoas podem fornecer prova de imunização ao fazer o download ou ao imprimir o recibo de vacinação no portal de agendamento da província, ou ao ligar para a Linha Provincial de Agendamento de Vacinas através do número de telefone 1-833-943-3900.

Os Ontarianos que receberam a sua primeira ou segunda dose da vacina COVID-19 fora da província devem contactar a sua unidade de saúde pública local para registar as suas informações e receber a documentação adequada.

A província continuará a trabalhar com o governo federal para garantir a integração e interoperabilidade com um passaporte de vacinação nacional para fins de viagens internacionais.

O apoio para vacinas obrigatórias ou passaporte de vacinação está a crescer no Canadá. Uma sondagem de opinião do Instituto Angus Reid indica que cerca de 70 por cento dos canadianos são a favor de exigir comprovativo de vacinação para entrar em espaços ou eventos públicos.

 

Assine nossa NewsLetter para mais dicas de entretenimento, lazer, cultura e empreendedorismo.

 

 

Leia aqui a mais recente edição da revista DISCOVER

Luis Aparício

Luis é jornalista freelancer. Ele colabora com jornais, revistas e grupo de notícias online em Toronto.

Veja também