Canadá ameniza restrições para viajantes totalmente vacinados
Mudança acontece a partir de 5 de julho
Por Luis Aparício |2 de Julho de 2021
Vacinantes elegíveis não precisarão de quarentena
Canadenses, residentes permanentes e seus familiares, bem como alguns trabalhadores estrangeiros temporários e estudantes internacionais que frequentam uma instituição educacional com um plano de preparação COVID-19 estarão isentos das restrições de viagem a partir do dia 5 de julho.
A partir de 5 de julho, às 23h59, os viajantes que podem entrar no Canadá, ao abrigo das regras existentes, poderão fazê-lo sem ter que se isolar por 14 dias, fazer um teste no oitavo dia, ou ter que ficar num hotel de quarentena à chegada, se estiverem totalmente imunizados contra a COVID-19.
A mudança não se aplica a não cidadãos totalmente vacinados que procuram visitar o país por motivos não essenciais, e para qualquer viajante canadiano que não esteja totalmente vacinado, o atual conjunto de restrições de viagem permanecerá em vigor.
Novas regras
Para serem considerados totalmente vacinados, os viajantes devem ter recebido uma série completa de uma vacina, ou uma combinação de vacinas que foram autorizadas pela Health Canada – Pfizer, Moderna, AstraZeneca/COVISHIELD e Johnson & Johnson – pelo menos 14 dias antes de entrar no país.
Será exigida a prova de vacinação para ficarem isentos das medidas de quarentena, e os viajantes estão a ser aconselhados a ter uma cópia impressa ou digital da sua documentação de vacinação. Também terão que apresentar comprovativo de vacinação, bem como informações relacionadas com a COVID-19, na aplicação ArriveCAN do governo federal antes da chegada ao Canadá.
As pessoas estão a ser instruídas a baixar a versão mais atualizada da aplicação ArriveCAN, que será lançada a 5 de julho. A inserção de informações fraudulentas na aplicação resultará em multas de até $750.000 ou seis meses de prisão.
Quais restrições permanecem?
Permanece o requisito de ser assintomático, assim como os requisitos obrigatórios de testes moleculares antes da partida e à chegada para viajantes totalmente vacinados. Os viajantes terão que ter um plano de quarentena adequado no caso dos agentes dos serviços de fronteira determinarem que um período de auto-isolamento é necessário, e terão que guardar cópias dos resultados dos testes por 14 dias após a chegada.
Se o teste de um viajante totalmente vacinado for positivo, deverá seguir as orientações locais de saúde pública e os requisitos de quarentena.
Em situações onde crianças não vacinadas viajam com pais totalmente vacinados, elas não terão que permanecer num hotel, mas deverão seguir os requisitos de teste, se aplicável dependendo da sua idade, e isolar-se por 14 dias após a chegada ao Canadá.
Esta primeira etapa de uma reabertura em fases da fronteira não muda nada para os viajantes que ainda não receberam a vacina ou que tomaram apenas uma injeção. Esses viajantes ainda terão que cumprir o conjunto completo de medidas de viagem existentes, incluindo a estadia de três noites num hotel de quarentena e um auto-isolamento de 14 dias.
O governo também anunciou (21 de junho) que nesta primeira etapa de reabertura, os voos comerciais internacionais continuarão a ser canalizados através do Aeroporto Internacional Montreal-Trudeau, Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, Aeroporto Internacional de Calgary e Aeroporto Internacional de Vancouver.
Assine nossa NewsLetter para mais dicas de entretenimento, lazer, cultura e empreendedorismo.
Leia aqui a mais recente edição da DISCOVER. A revista mudou seu formato para uma versão online e de bolso.
