Community

Brazil & Portugal  

Community

Presença Brasileira no Hot Docs 2021

28a. Edição Anual Online

Por Discover | 23 de abril de 2021

Hot Docs, o maior festival de documentários da América do Norte, apresenta sua 28ª edição anual online de 29 de abril a 9 de maio, com uma programação  diversificada,  incluindo conferências e eventos voltados para a indústria internacional. Esse ano, o festival apresenta 219 documentários de 66 países,  com a participação de 50% de mulheres diretoras.

Confira os docs brasileiros que são destaque esse ano:

A Última Floresta (The Last Forest), de Luiz Bolognesi

O xamã e ativista Davi Kopenawa passou um quarto de século liderando uma campanha internacional para proteger os direitos à terra dos Yanomami. Mas com a mudança de presidente, a Amazônia voltou a ser tomada. As sequências roteirizadas dão vida às histórias tradicionais sobre as lutas que o povo Yanomami enfrenta para preservar a Amazônia e sua cultura. Enquanto um dos caçadores desaparece e os jovens são influenciados pelas promessas vazias dos garimpeiros, Davi deve liderar sua comunidade.

Segredos do Putumayo (Secrets from Putumayo), de Aurélio Michiles  

Em 1910, o Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro, Roger Casement, iniciou uma investigação sobre as denúncias de crimes contra as comunidades indígenas cometidos pela Empresa Britânica da Amazônia Peruana. Inspirado em seus diários, e narrado por Stephen Rea, o documentário retrata o sistema industrial-extrativista baseado em assassinatos e trabalho escravo. O filme abre espaço para que os parentes indígenas dos sobreviventes compartilhem as histórias orais que também incluem as lutas contra as multinacionais de hoje.

Cercados (Sieged: The Press vs. Denialism), Caio Cavechini

Este documentário retrocede o relógio até o início da pandemia, contando a história dos jornalistas da linha de frente que tentavam alertar o país sobre um iminente desastre de saúde pública. Contado do ponto de vista jornalístico, Cercados leva os telespectadores aos bastidores das redações e aos confrontos da imprensa para uma visão mais aprofundada da turbulência política e da corrupção trazida à tona quando o COVID-19 atingiu o Brasil.


Limiar, (Threshold), de
Coraci Rui
Filmando ao longo de três anos, a cineasta Coraci Ruiz acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente, Noah. Combinando vídeos caseiros de arquivo e entrevistas com três gerações de famílias.  Limiar é uma janela para uma família em processo de transformação. Conforme a compreensão de Noah sobre si mesmo começa a se cristalizar, Ruiz e sua mãe refletem sobre as decisões, sentimentos e desejos de seus próprios jovens.

A Morte Branca do Feiticeiro Negro ( The White Death of the Black Wizard), de Rodrigo Ribeiro
Neste poema visual, a vida e os tempos do escravo Timóteo são preservados para a eternidade. Tendo sido silenciado em vida, o cineasta Rodrigo Ribeiro garante que sua voz ressoará em um futuro distante através de imagens de arquivo e uma nota de suicídio.


Você não é um Soldado, (You are not a Soldier),
de Maria Carolina Teles
Na tentativa de entender o que motivou o https://bit.ly/3nif4JBdesejo de seu pai de estar na linha de frente, a diretora mergulha na história do premiado fotógrafo de guerra André Liohn. Assim como o pai de Carolina, André lutava contra sua própria dor interna, muitas vezes optando por mergulhar em algumas das zonas de conflito mais notórias do mundo. Tendo testemunhado sofrimento e medo, ele começa a questionar seus motivos para se colocar em perigo e examina a linha tênue entre a vida e a morte.

Programação

O Hot Docs acontece online, de 29 de abril a 9 de maio, no site www.hotdocs.ca. Os ingressos individuais para o Festival custam $13, mas há opções de pacotes de 5-filmes ($55), 12-filmes ($125) e acesso ilimitado ($259).

 

 

Leia aqui a mais recente edição da DISCOVER. A revista mudou seu formato para uma versão online e de bolso.

 

Veja também