Community

Brazil & Portugal  

Community

Harmonia Empresarial: Saiba o seu Ritmo

 

Por Vânia Goulart | 31 de março de 2021

O ritmo de cada pessoa é particular e deve ser respeitado. Muitas pessoas desconhecem seu próprio ritmo e insistem em imitar o outro. Quando isso acontece, aparece o descompasso, é como uma música sendo cantada em outra cadência. A melodia é alterada e, muitas vezes, fica insuportável de escutá-la. Essa falta de autoconhecimento é uma problemática bastante comum.

Como uma melodia, cada nota possui uma função na harmonia

Saber adequar os canais, equalizar e sintoniza-los é fundamental para uma harmonia empresarial e organizacional. Muitas vezes, esse é o melhor papel do líder.

Como uma melodia, cada nota possui uma função naquela harmonia. Independentemente do seu ritmo ou frequência, ela se faz necessária para a composição. Numa empresa não é diferente. Todas as pessoas são diferentes e precisam estar juntas, pois é nessa combinação harmônica que a música acontece.

Conheça os seus limites

Você pode e deve adaptar-se ao ambiente, acelerando ou retardando um pouco o seu ritmo, todavia é necessário conhecer seus limites para não perder a sua essência. Essa essência é aquilo que torna cada música única.

 

 

Competências específicas para cada atividade

Cada ritmo é importante e possui características marcantes, com competências específicas para cada atividade. A empresa que consegue reunir todas as notas musicais e aproveitar os diferentes ritmos faz com certeza mais sucesso.

Metaforicamente, “não existe mais espaço para um único estilo musical”. A diversidade de ritmos de trabalho precisa ser acolhida e respeitada. Seja você mesmo e deixe a sua música tocar e encantar por onde você passa.

 

Sobre a Conexão DISCOVER:  Nosso foco principal é conectar, integrar e apoiar a comunidade de língua portuguesa no Canadá.

Todas as quartas-feiras publicamos artigos de apoio à comunidade. Você gostaria de recebê-los? Encaminhe seu e-mail para info@magazinediscover.com

 

 

Leia aqui a mais recente edição da DISCOVER (25/03/2021) . A revista mudou seu formato para uma versão online e de bolso.

Vânia Goulart

Vânia é psicóloga formada pela UFES, mestre em Administração Estratégica, especialista em Psicologia Organizacional, do Trabalho. Coach profissional pelo Personal and Professional Coaching e diretora fundadora da Selecta.

Veja também