Meditação não é para nos acalmar
Por Fabio Guimaraes | 13/01/2021
Muitas pessoas acreditam que um dos grandes benefícios da prática da meditação é nos deixar mais calmos. Isso é uma verdade, em parte. Vamos analisar melhor essa questão.
O problema começa com a percepção da realidade atual, na qual a vida, cada vez mais desafiadora e acelerada, produz também cada vez mais estresse, ansiedade e, em muitos casos, até depressão.
Assim, muitos médicos e profissionais da saúde acabam indicando a meditação como um dos tratamentos principais baseado nas inúmeras pesquisas científicas que apontam que a prática da meditação deixa as pessoas mais calmas e tranquilas.
Podemos contestar a ciência?
Precisamos entender como a ciência analisa a meditação. Os equipamentos que os neurocientistas usam atualmente apenas conseguem medir a atividade cerebral das pessoas quando em meditação.
Assim, analisando as ondas cerebrais, conseguem identificar que um meditante experiente, em poucos minutos de meditação, tem a capacidade de alterar o padrão da frequência das suas ondas cerebrais de uma frequência Beta (13 Hz a 40 Hz), relacionado aos estados de vigília, alerta e estresse para uma frequência Alpha (7 Hz a 12 Hz), na qual a mente reflete um estado mais relaxado e tranquilo.
Mas a limitação é que esses aparelhos não conseguem dizer o que, de fato, um meditante faz mentalmente para sair de uma frequência para a outra em um fechar de olhos, literalmente.
Eis aqui o segredo…
Não é a meditação que acalma a mente, mas a reflexão profunda sobre o que possa estar nos deixando nervosos. A calma que acontece em meditação, na verdade, é uma consequência desse entendimento.
Para resumir, meditação não é para ficarmos calmos, mas para entendermos porque estamos nervosos.
Assim, um meditante experiente é uma pessoa que tem a capacidade de organizar seus pensamentos e emoções em questões de minutos, alguns até de segundos, e dessa forma conseguem atingir um estado de paz interior mais facilmente.
Como eles conseguem isso?
Isso é assunto para um próximo artigo…
Gostou? Tem alguma dúvida sobre meditação? Mande-nos um e-mail ou deixe suas dúvidas nos comentários que o próximo artigo pode ser a sua resposta.
Sobre o Conexão Discover: Nosso foco principal é conectar, integrar e apoiar a comunidade de língua portuguesa no Canadá.
Todas as quartas-feiras publicamos artigos de apoio à comunidade. Você gostaria de recebê-los? Encaminhe seu e-mail para info@magazinediscover.com.
Leia aqui a última edição da DISCOVER. A revista mudou seu formato para uma versão online e de bolso.
