Community

Brazil & Portugal  

Community

Meditação não é para nos acalmar

 

Por Fabio Guimaraes

Muitas pessoas acreditam que um dos grandes benefícios da prática da meditação é nos deixar mais calmos. Isso é uma verdade, em parte. Vamos analisar melhor essa questão.

O problema começa com a percepção da realidade atual, na qual a vida, cada vez mais desafiadora e acelerada, produz também cada vez mais estresse, ansiedade e, em muitos casos, até depressão.

Assim, muitos médicos e profissionais da saúde acabam indicando a meditação como um dos tratamentos principais baseado nas inúmeras pesquisas científicas que apontam que a prática da meditação deixa as pessoas mais calmas e tranquilas.

Podemos contestar a ciência?

Precisamos entender como a ciência analisa a meditação. Os equipamentos que os neurocientistas usam atualmente apenas conseguem medir a atividade cerebral das pessoas quando em meditação.

Assim, analisando as ondas cerebrais, conseguem identificar que um meditante experiente, em poucos minutos de meditação, tem a capacidade de alterar o padrão da frequência das suas ondas cerebrais de uma frequência Beta (13 Hz a 40 Hz), relacionado aos estados de vigília, alerta e estresse para uma frequência Alpha (7 Hz a 12 Hz), na qual  a mente reflete um estado mais relaxado e tranquilo.

Mas a limitação é que esses aparelhos não conseguem dizer o que, de fato, um meditante faz mentalmente para sair de uma frequência para a outra em um fechar de olhos, literalmente.

Eis aqui o segredo…

Não é a meditação que acalma a mente, mas a reflexão profunda sobre o que possa estar nos deixando nervosos. A calma que acontece em meditação, na verdade, é uma consequência desse entendimento.

Para resumir, meditação não é para ficarmos calmos, mas para entendermos porque estamos nervosos.  

Assim, um meditante experiente é uma pessoa que tem a capacidade de organizar seus pensamentos e emoções em questões de minutos, alguns até de segundos, e dessa forma conseguem atingir um estado de paz interior mais facilmente.

Como eles conseguem isso?

Isso é assunto para um próximo artigo…

Gostou? Tem alguma dúvida sobre meditação? Mande-nos um e-mail ou deixe suas dúvidas nos comentários que o próximo artigo pode ser a sua resposta. 

 

Sobre o Conexão Discover: Nosso foco principal é conectar, integrar e apoiar a comunidade de língua portuguesa no Canadá.

Todas as quartas-feiras publicamos artigos de apoio à comunidade. Você gostaria de recebê-los? Encaminhe seu e-mail para info@magazinediscover.com.

 

 

Leia aqui a última edição da DISCOVER. A revista mudou seu formato para uma versão online e de bolso.

 

Fábio K. Guimarães

Fábio nasceu no Rio de Janeiro, é terapeuta holístico desde 2007 e atualmente divide a sua vida entre a Cidade Maravilhosa e Toronto. Criador do método Power Enlightenment Meditation (PEM), um sistema de meditação focado em gerenciamento de pensamentos, acesso a informações e tomada de decisões. Para mais informações acesse: www.pemexperience.com

Veja também