Community

Brazil & Portugal  

Community

Rumo ao Crescimento Sustentável

As Primeiras Lições de 2020

Por Hewton Tavares | Publicado 22/07/2020

2020 já vem mostrando para muitos líderes globais e uma boa parte do empresariado que eles precisam definitivamente mudar de direção através dos seus discursos e das suas práticas. Um mundo governado predominantemente por números parece estar levando a humanidade a uma encruzilhada. No entanto, pode-se escapar desta cilada através de caminhos ilustrados pelos pontos chaves a seguir:

 

 

A Força dos Movimentos Sociais

No Canadá, o ano começou com vários grupos indígenas bloqueando algumas das principais ferrovias do país em virtude do plano do governo em construir um gasoduto que deve atravessar terras indígenas. No começo da pandemia este ano, houve também panelaços em alguns bairros de Toronto, por exemplo, em sinal de solidariedade aos profissionais da área de saúde. Mais recentemente, o movimento dos pretos fez uma série de passeatas urbanas em protesto contra a violência policial que afeta os cidadãos pretos dentro e fora do país.

Estes eventos são uma amostra clara que muitos cidadãos estão cada vez solidários com questões que atingem o meio ambiente e as minorias. Ao mesmo tempo, estes mesmos movimentos também mostram uma aversão cada vez maior a figuras de autoridade, sejam elas do meio empresarial ou não. Esta repulsa se deve a uma percepção de que muitas vezes eles se esquecem dos interesses coletivos ao se colocar sempre à frente das questões de cunho financeiro.

A Importância das Lideranças Femininas

Voltando à questão da pandemia, uma das facetas que muito chama a atenção neste sentido é a atuação das mulheres como líderes de várias nações. Países como Islândia, Dinamarca, Alemanha, Finlândia e Nova Zelândia tem a sorte de terem líderes do sexo feminino. Todas elas têm tido uma atuação marcante para evitar que a pandemia cause muitos estragos à saúde dos seus cidadãos e à economia dos seus países. O destaque, neste caso, fica por conta da primeira ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern. Ela tomou inicialmente medidas muito duras e, ao mesmo tempo, bastante eficientes para zerar rapidamente a disseminação do Coronavírus em seu país. E não é de hoje que ela vem apresentado um desempenho bastante destacado.

Desde que entraram no mercado de trabalho em massa nas décadas de sessenta e setenta, as mulheres têm que lidar com uma carga de trabalho muito maior que os homens porque muitas ainda continuam a ter um papel desproporcionalmente maior que eles em relação às suas famílias tradicionalmente. Como um efeito colateral desta situação, são muitas vezes forçadas a conciliar duplas jornadas de trabalho, dentro e fora de casa. Acabam assim por se tornar verdadeiras craques em constantemente lidar com grande pressão ao priorizar e harmonizar uma gama de interesses, muitas vezes urgentes e opostos. Esta habilidade em específico parece as estar ajudando a brilhar por serem capazes de administrar simultaneamente várias facetas da crise atual com muito sucesso.

A Urgência na Proteção ao Meio Ambiente

Infelizmente pouco se fala que a principal causa do Coronavírus só migrou de animais silvestres e passou a contaminar humanos por conta do desmatamento desenfreado. Uma causa adicional que piorou a situação aponta também para a falta de sistemas de controle nacionais que poderiam preventivamente frear o trânsito de pessoas internacionalmente. De qualquer maneira, o motivo primordial de toda a crise que se atravessa hoje tem sido mesmo um grande desleixo com relação à questão ambiental como ponto de partida.

O exposto aqui acaba reforçando a necessidade de se proteger o meio ambiente, pois a sua degradação termina muitas vezes se voltando contra os próprios seres humanos, frequentemente de uma forma devastadora como acontece agora. Em virtude deste quadro, os governantes de vários países precisam colocar o combate da devastação de ecossistemas naturais como uma prioridade. E o apoio do empresariado é mais do que fundamental neste sentido.

A Conscientização nas mais Altas Esferas do Poder

Pessoas nos altos escalões dos governos e empresas necessitam se conscientizar de uma vez por todas que não se pode continuar crescendo infinitamente às custas da exploração dos menos favorecidos e dos limitados recursos do planeta. Este ano tem oferecido uma oportunidade única para um grande aprendizado neste sentido.

 

 

 

No final, apenas se espera que não seja muito tarde para que se entender finalmente que a única saída se trata tão somente do crescimento sustentado. Agora se o rumo vai ser este mesmo, só cabe mesmo a nós. Votamos não só no sentido literal da palavra, mas também compramos qualquer produto ou serviço. Pense nisso!

Sobre Conexão DISCOVER : O  nosso foco principal  é de conectar, integrar e apoiar a comunidade de lingua portuguesa  no Canadá.

Toda quarta-feira publicamos artigos de apoio à comunidade. Gostaria de recebê-los? Encaminhe o seu email para info@magazinediscover.com.

Hewton Tavares

Hewton é pesquisador com mestrado e doutorado em educação pela Universidade de Toronto. Nos seus quase 20 anos no Canadá, ele tem sido um ativo participante dos mais variados projetos profissionais, voluntários e acadêmicos em prol da integração de imigrantes e auxílio a estudantes internacionais e defensor do avanço da justiça social através da educação.

Veja também