Canada

Canada

O Sistema de Saúde Público Canadense

Por Maurício Marcondes | Publicado 4/05/2020

Por AlexLMX / Shutterstock

O sistema de saúde público canadense garante acesso gratuito e inalienável para todos os cidadãos e residentes do país, independente de sua condição social, religiosa ou demográfica.

Ao invés de ser um plano único, como o SUS, o governo federal delega às 13 províncias a administração dos planos e sistema dentro de seus territórios.

Como Funciona

Todo cidadão deve ter seu médico de família. Este é o principal responsável pelo atendimento do indivíduo. Toda e qualquer condição de saúde passa, em primeira instância, por este profissional.

Se a condição exige a atenção de um especialista, como um dermatologista, cardiologista ou pediatra, o médico de família deverá encaminhar o paciente para a consulta, em inglês family doctor’s referral.

De maneira simplificada, o atendimento é dividido em duas localidades: nas clínicas e nos hospitais.

As clínicas são aonde operam os médicos de família e aonde todas os casos não emergenciais são tratados. Em sua maioria, as clínicas têm horário de funcionamento restrito e não atendem durante os finais de semana. Mas não é incomum encontrar clínicas com atendimento 24h nas grandes cidades.

Os hospitais são dedicados a emergências e procedimentos cirúrgicos.

Cada província tem seu próprio critério de qualificação. Em Ontario, onde resido, todo cidadão e residente permanente tem acesso automático ao OHIP (Ontario Health Insurance Plan). Residentes temporários também podem qualificar, dependendo de seu status. As qualificações podem ser verificadas no site: www.health.gov.on.ca.

Prós e Contras

Acredito que uma das maiores vantagens desse sistema é o fato de que qualquer pessoa recebe tratamento médico sem incorrer dívidas astronômicas, mesmo necessitando de atenção especializada como oncologistas.

Uma das desvantagens é a espera por atendimento especializado, que pode ser bem longa. Por exemplo, minha filha esperou meses para ver um pediatra por uma tosse crônica não emergencial.

O sistema de saúde público canadense me dá uma paz de espírito muito grande, sabendo que posso contar com ele quando preciso.

Maurício M. Guimarães

Maurício M. Guimarães é um profissional de marketing e vendas. Mudou para o Canadá em 2013 e vive com sua família na província de Ontário.

Veja também