Canada

Canada

Programas geram oportunidades para jovens profissionais

Por Fabio Crespin   | Fotos cortesia UWGT  Publicado: 29/04/2020

A UWGT é a maior United Way do planeta em termos de arrecadação e a maior financiadora de serviços sociais no Canadá depois do governo. Em 2018, ela arrecadou perto de CAD $140 milhões em doações feitas por indivíduos e empresas privadas. Nenhuma parte desta quantia é obtida através de dinheiro público. Cerca de 83% do dinheiro arrecadado é reinvestido em comunidades de diversas formas.

Faço parte do time que lidera a implementação de estratégias, que tem como objetivo ajudar 10 mil jovens enfrentando barreiras para entrar no mercado de trabalho a adquirir carreiras sustentáveis.

Para alcançarmos essas metas, criamos programas com os seguintes objetivos:

– Incrementar o número de jovens estudando após a conclusão do 2.o grau em cursos técnicos e de formação de mão-de-obra;

– Conectar os jovens com pessoas que não fazem parte de sua rede de contatos;

– Equipar os jovens com o treinamento de “soft skills” em cursos validados por empregadores.

Barreiras no mercado de trabalho

Gostaria de destacar três barreiras para os jovens introduzirem-se no mercado de trabalho canadense:

Baixo nível educacional: perto de 30% dos jovens canadenses não completam, ou somente completam, o terceiro grau (High School);

Barreiras culturais: a transição de jovens imigrantes para a escola e para o mercado de trabalho ainda encontra barreiras ligadas ao idioma e menor índices de graduação;

Discriminação sistêmica: barreiras relacionadas com aspectos como ser de uma origem diferente ou ter um sotaque, ou se identificar como LGBTQ2.

Estamos experimentando mudanças radicais no mercado de trabalho como um todo. A crescente precariedade do mercado de trabalho, com contratos provisórios e trabalho independente vem crescendo exponencialmente. A automação e a substituição de posições que exigem baixo nível de qualificações técnicas também apresentam mais desafios para a população mais jovem.

Programas de Formação Profissional

Muitos dos programas da UWGT são voltados para populações específicas, como jovens com deficiências, minorias, jovens mulheres, dentre outros. Destacamos nesta  edição o programa TradeLinx.

Programa TradeLinx

O TradeLinx é um programa de treinamento de pré-aprendizagem de 12 semanas, cobrindo teoria e aplicações práticas em uma variedade de operações de construção, habilidades para a vida e habilidades essenciais, incluindo um forte foco em matemática, 8 certificações de saúde e segurança e CPR de Primeiros Socorros Nível C. Os graduados bem-sucedidos são apoiado na obtenção de emprego dentro de um empregador sindicalizado no comércio que eles escolheram seguir.

“Pela primeira vez, eu me vejo como um futuro líder em potencial, que agora tem um conjunto de habilidades permitindo assim o  sustento da minha família . Comecei a desenvolver o interesse em trocas de habilidades após ter concluido o programa TradeLinx. Ali Ibrahim

Fábio Crespin

Fábio Crespin faz parte da equipe de Iniciativas Juvenis da UWGT desde 2014, liderando a implementação do inovador programa setorial de desenvolvimento de força de trabalho para jovens que enfrentam múltiplas barreiras ao emprego – Career Navigator.

Veja também