3 práticas de um networking sem frescura
Por Élida Rocha | Publicado 01/05/2019
Criar uma rede de conexões que você realmente possa contar não é tarefa fácil, ainda mais com a quantidade de compromissos que assumimos diariamente. Parece uma missão impossível conseguir participar de situações que irão fortalecer essa ferramenta tão fundamental para o nosso progresso. Mas precisamos!
E para colocar em prática a formação do networking, eu tenho três grandes atitudes:
Autoconhecimento
Saber onde queremos chegar é parte fundamental para a escolha do caminho. Por isso que o autoconhecimento está em primeiro lugar da lista. Ele me ajuda a definir melhor as prioridades, a entender o ciclo de amizades que me fortalece e a saber como eu mesma poderei ajudar ao próximo;
Planejamento
A partir do momento que eu me conheço melhor, eu também consigo me planejar para a construção de projetos. O ser humano se sente mais motivado quando se percebe em plena construção de algo. E quando eu tenho o planejamento das coisas, eu consigo formar uma agenda de compromissos mais eficiente, ter tempo com a família, com os amigos e para o trabalho de forma mais saudável e tranquila;
Estar presente
Este ponto é fundamental para o impacto das relações. Responder aos e-mails – por mais que pareça uma tarefa bem complicada – é fundamental para o cultivo de boas relações. No mundo de hoje, dar atenção ao próximo virou artigo de luxo. Hoje em dia, há empresas que mandam o seu produto seguido por uma carta escrita a mão – o que eu acho sensacional e já adotei na minha agência.
Portanto, potencialize o melhor do seu comportamento e mostre-se solícito. Dessa forma, o seu networking não será um acumulado de nomes, mas uma rede fiel aos seus propósitos, e você aos dela.