Pianista Fábio Caramuru promove concerto em Toronto
Café e Cultura Toronto celebra cinco anos promovendo a cultura brasileira
Publicado 19/04/2019
O Café e Cultura Toronto, organização cultural brasileira de Toronto, celebrou no dia 25 de maio seu quinto aniversário com um concerto do renomado pianista e compositor Fábio Caramuru. No repertório, estavam composições de Tom Jobim de inspiração ecológica, além de peças originais de Fábio. Foi uma oportunidade rara de ouvir a interação entre o piano e o som de diversas espécies da fauna brasileira. O show faz parte do projeto EcoMúsica, de Fábio Caramuru.
Fábio Caramuru
O compositor e pianista brasileiro Fábio Caramuru graduou-se em Paris nos anos 80 com a legendária pianista Magda Tagliaferro (1893-1986), graças a uma bolsa de estudos do governo francês. Vencedor de diversos prêmios, ele tem feito apresentações solo ou com orquestra no Brasil, Estados Unidos, Ásia e Europa. Depois de dedicar-se por anos a uma carreira convencional de pianista, Fábio expandiu sua performance em 1997, quando realizou uma pesquisa e criou arranjos e gravações baseadas nas músicas de Tom Jobim para incluir no CD de seu mestrado na Universidade de São Paulo (USP).
O Projeto Ecomúsica, criado em 2013, é uma iniciativa pioneira, baseada nos sons da natureza. As músicas são sempre baseadas nos sons de determinado animal. É um projeto contínuo, com o objetivo de produzir gravações em áudio e vídeo e de realizar concertos relacionados à natureza. Detalhes são encontrados no site www.fabiocaramuru.com.br .
Organização Generous Hearts recebeu 20% da renda dos ingressos vendidos.
O Café e Cultura Toronto (CCT) é uma organização sem fins lucrativos que promove a cultura brasileira através de eventos públicos periódicos ao longo do ano. Seu objetivo é preservar e compartilhar a herança cultural, convidando faltantes da língua portuguesa para momentos de entretenimento e participar do processo educativo desta comunidade. Detalhes no site www.cafeeculturatoronto.blogspot.com e em sua página do Facebook.
Fonte: Café e Cultura Toronto