Community

Brazil & Portugal  

Community

Consulado de Toronto está pronto para as Eleições 2018

Foto: da esquerda para a direita, as Oficiais de Chancelaria Ingrid Stein Vieira e Gabriela Drummond Afonso Perfeito e a Cônsul-Geral do Brasil em Toronto, emb. Ana Lélia Benincá Beltrame com as urnas eletrônicas

Atenção para o novo local de votação: St. Mary Catholic Academy

O Consulado-Geral do Brasil em Toronto já recebeu na última quarta-feira, 26, as 14 urnas eletrônicas, armazenadas em uma sala reservada, que serão utilizadas nas 27 seções eleitorais das eleições presidenciais brasileiras 2018 em Toronto, que ocorrerão na St. Mary Catholic Academy (66 Dufferin Park Avenue), das 8 às 17 horas, nos dia 7 de outubro (primeiro turno) e 28 de outubro (segundo turno, se houver), sendo esperados 9.970 eleitores, 83% a mais do que os 5.436 registrados na eleição anterior, em 2014. Uma urna eletrônica será utilizada pela primeira vez em Winnipeg, onde as eleições ocorrerão na Associação Portuguesa de Manitoba (659 Younge St), reunindo 129 eleitores. “Está tudo pronto”, afirmou a cônsul-geral do Brasil em Toronto, emb. Ana Lélia Benincá Beltrame.

Documentos

Nestes últimos dias, o Consulado orienta que o eleitor já busque e deixe à mão o seu título de eleitor e o documento de identidade brasileiro com foto e nome da mãe (RG, CNH e alguns modelos de passaporte brasileiro). Documentos canadenses, obviamente, não são aceitos para identificação isoladamente. Ainda há centenas de títulos requeridos em anos anteriores à disposição para retirada no Consulado, bastando o eleitor apresentar-se antes das eleições das 9 às 13 horas com um dos documentos acima. A transferência de títulos foi encerrada em 9 de maio, e recomeçará a ser feita passadas as eleições, no início de novembro.

Novidade: app e-Título

A grande novidade deste ano é o app e-Título, disponível para celulares, que pode ser utilizado para substituir o título eleitoral. Inclusive, a Justiça Eleitoral parou de emitir títulos em papel para eleitores no exterior para os que se registraram a partir do início de 2018. O app contém todas as informações do título e ainda indica o local de votação.

Justificar a ausência

O eleitor que não comparecer deve justificar sua ausência perante a Justiça Eleitoral após as eleições. Não votar e não justificar acarreta, entre várias penalidades, a redução no prazo de validade no prazo do próximo passaporte e, com três turnos sem providências, a suspensão do CPF. O Consulado não recebe justificativas, devendo ser apresentadas diretamente à Justiça Eleitoral até 6 de dezembro, para ausência no primeiro turno, e até 27 de dezembro, para ausência no segundo turno.

Quem vota em Toronto ou outra cidade no exterior, deve justificar após a eleição pela internet, no Sistema Justifica (www.tre-df.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/sistema-justifica-acesso). Quem vota no Brasil e está no exterior nos dias de eleição também deve pode fazê-lo on line pelo Sistema Justifica, se eleitor do Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul. Já outros Tribunais Regionais Eleitorais têm um sistema de justificativa on line próprio, o que é o caso de Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. Eleitores dos demais estados devem justificar por correio, enviando o requerimento de justificativa eleitoral diretamente ao seu cartório de inscrição. O modelo do requerimento está em www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-df-requerimento-de-justificativa-pos-eleicao-revisado. O endereço do cartórios eleitorais pode ser obtido em www.tse.jus.br/eleitor/servicos/cartorios-e-zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais.

Fonte: Consulado Geral do Brasil em Toronto

Veja também