Brazil

Brazil

Recrutamento através de dinâmicas de grupo

Por Vânia Goulart | Publicado 25/01/2018

Dinâmica já é uma palavra que fala por si só, significa movimento, ação, grupo, número de pessoas que estão num mesmo local, mas que não precisam possuir nenhuma relação próxima e/ou conhecimento prévio a respeito da outra. Nesse caso, entretanto, possuem um objetivo comum: conseguir uma oportunidade de emprego.

Hoje está muito comum o uso de dinâmicas para seleção, até porque o número de desempregados está muito grande e essa é uma forma que acelera a maneira de se selecionarem candidatos, pois amplia a possibilidade de se atenderem mais pessoas. Pode-se dizer que é uma estratégia proativa, um jogo difundido pelo qual quase todos já passaram.

O processo de dinâmica compreende atividades que seguem uma sequência de ações, dispostas em três blocos. Na maioria das vezes, são elas: apresentação, competência essencial para a vaga e o fechamento. O processo em sua essência é conduzido por um profissional de Recursos Humanos e deve ser acompanhado por um representante da vaga, o gestor imediato. Com isso, a assertividade na escolha aumenta muito.

No mercado se veem os processos sendo conduzidos de várias formas. Algumas, inflelizmente, com pouco profissionalismo, colocando as pessoas em estado de estresse máximo, pois se acredita que, daquele modo, os candidatos serão melhor selecionados e suas reações, melhor observadas. No entanto, existem outras maneiras de se conduzir o processo.

Você sabe como se preparar?

Para começar, cuide de sua vestimenta. Diferentemente de uma entrevista, a dinâmica pode envolver mais movimentos, atividades que necessitem de uma disponibilidade maior. Cuide, portanto, de não usar roupas muito apertadas e que possam limitar sua atuação. Perfume, salto alto, muitos acessórios também devem ser evitados. Partindo para sua participação, não pense que somente o extrovertido irá ser escolhido. Como foi dito no primeiro texto desta série, você já fez sua pesquisa sobre a empresa quando preparou seu currículo, agora é atualizar as informações para saber quais os comportamentos serão valorizados naquela oportunidade.

No processo de dinâmica, você precisa organizar sua participação, focar em cada etapa do processo. É preciso utilizar o tempo de maneira objetiva, mas com bom aproveitamento. Mostrar os comportamentos e ideias que se ajustem ao perfil da vaga pretendida. Não importa muito se é o primeiro ou o ultimo a participar, responder as atividades da dinamica mas, como qualquer interação social, respeito ao outro e às regras é fundamental. Agora é hora de sustentar tudo o que colocou no currículo.

Trabalhar em grupo, contribuir com uma ideia ou aceitar perder faz parte do processo do processo de dinâmica. O mais importante é aprender com ele. Respire fundo e boa sorte! Seja você mesmo.

Vania Goulart

Vania é psicóloga formada pela UFES, mestre em Administração Estratégica, especialista em Psicologia Organizacional, do Trabalho. Coach profissional pelo Personal and Professional Coaching e diretora fundadora da Selecta.

Veja também