Community

Brazil & Portugal  

Top News

Passos para fazer um bom currículo

curriculo

Por Vânia Goulart

Para conseguir um bom emprego, você precisa estar preparado, são muitas etapas. A primeira ação é se apresentar bem e o seu currículo é o primeiro passo: você precisa prepará-lo com atenção. Como você deve-se apresentar? Qual seu histórico? O que escrever a seu respeito?Preparar um currículo não é tão simples como a maioria das pessoas acreditam. Comprar um formulário na papelaria, preencher os dados e entregar nas empresas não irá diferenciar você e muito menos irá ajuda-lo a ser contratado.

Com o mercado muito competitivo, toda busca de oportunidade torna-se mais difícil de se diferenciar. Você precisa conseguir, então, algo que faça o recrutador ler seu currículo e querer conhecê-lo.

Você pode estar pensando que não precisa dedicar empenho nessa tarefa, pois há networking e sempre foi indicado por alguém. Cuidado! Você pode estar disputando com vários indicados e aí será ainda mais importante ter um destaque.

Então vamos trabalhar!

Seguem 5 passos para você poder preparar seu currículo para que ele seja escolhido entre milhares de outros recebidos por cada empresa.

1. Personalizar: cada currículo deve ser escrito de forma específica e personalizada, para cada situação. A empresa precisa perceber que você está se esforçando: faça uma pesquisa antes de preparar seu histórico, descubra o que aquela empresa precisa e busca, seus valores e sua missão. Depois veja quais são as suas competências, os seus conhecimentos e as suas habilidades que irão agregar valor à empresa. Assim você fará seu currículo, enaltecendo as compatibilidades.

2. Objetividade: seja objetivo, escreva só o necessário; no máximo, duas folhas para os mais experientes.

3. Transparência e coerência: seja claro e transparente, escreva somente aquilo que você pode comprovar depois. Não invente. Nesse caso, não há espaço para criatividade.

4. Contatos: apresente o endereço e os telefones para que possam encontrá-lo, esses dados precisam estar claros e corretos. De preferência, mencione os seus números de fácil acesso. Colocar telefone de recado pode sempre complicar.

5. Cronologia: comece sempre pelo nível atual. Dê destaque para o maior e o que mais faz conexão com a empresa.
Destaque todos os seus conhecimentos e as habilidades que possam contribuir para o negócio da empresa. Seja simples e direto.

Tudo o que escrever será usado para sua entrevista. Cuidado com isso!

A Selecta está com vagas abertas! Acesse www.selecta-es.com.br e cadastre agora mesmo o seu currículo! Lembre de seguir as dicas do post. Queremos conhecer você!

Vânia Goulart

Vania é psicóloga formada pela UFES, mestre em Administração Estratégica, especialista em Psicologia Organizacional, do Trabalho. Coach profissional pelo Personal and Professional Coaching e diretora fundadora da Selecta.

Veja também