Community

Brazil & Portugal  

Community

Café e Cultura Toronto celebra dois anos

IMG_0154-2
By Rosana Dias Lancsarics

Na última quinta-feira, dia 27 de abril, a equipe do Café e Cultura Toronto convidou a professora da York University, Dra. Maria Joao Dodman, para realizar a palestra “Nem comem senão desse inhame: Brasil, Comida e Alimentacao na Carta de Pero Vaz Caminha”, em celebração aos dois anos de atividades do evento.

Mais de 60 pessoas lotaram o auditório e, entre elas, destacam-se, as presenças da Consul Geral do Brasil em Toronto, Ana Lélia Beltrame; o Consul Geral de Portugal em Toronto, Luis Barros; o presidente da Comunidade Angolana, Antonio Ildo, e a representante da comunidade Colombiana, Ana Ramirez.

Na abertura do evento, Maria Tereza Papaleo, uma das coordenadoras do Café e Cultura, disse que era o momento de celebrar a “integração de diversas comunidades e culturas”. “Todos nós somos imigrantes e é ao Canadá que devemos agradecer a esta integração,” disse.

Um dos exemplos desta integração foi justamente a apresentação de Maria Joao Dodman. Natural de Acores, a crítica literária apresentou seus estudos sobre a carta de Pero Vaz de Caminha e a abordagem da comida como uma estratégia de relacionamento e colonização.

IMG_0161

Foco e Futuro

Maria Tereza prestou tributo também a Solange Escosteguy Cardoso, artista plástica e mulher do ex-Consul Geral do Brasil em Toronto, Afonso Jose Sena Cardoso. Em 2011, Solange criou o “Café com Letras”, um encontro cultural mensal. Com a transferência do casal para Dublin, em 2013, uma equipe com o comando de Maria Tereza Papaleo e Ana Thomas assumiu a missao de dar continuidade a ideia de palestras e encontros mensais.

Atualmente, a equipe de colaboradoras, todas voluntárias, é formada por Maria Tereza Papaleo, Ana Thomas, Andrea Averbarch Vieira e Adriana Hannickel.
De acordo com Ana Thomas, “o Café e Cultura é um desafio constante. Manter o foco na cultura, ter palestrantes qualificados, contar com trabalho voluntário têm sido o nosso maior desafio. Para isto diversificamos os temas das palestras garantindo um encontro agradável para todos os participantes.” Dos encontros do CCT já participaram cineastas, médicos, experts em carreira, músicos, e promoveu também visita guiada a museu.

E a meta é ir além. “Integração, inclusão e igualdade são valores importantes para o CCT”, afirma Maria Tereza Papaleo. “Temos como objetivo também de incentivar cada vez mais a participação dos eventos organizados por cada comunidade lusofona.”

Rosana Dias Lancsarics

é jornalista e Relações Públicas. No Brasil, ela tem trabalhado para empresas como jornal Folha de São Paulo, Revista Exame, Fiat Automóveis e Embraer. No Canadá, a sua experiência inclui as equipes de comunicação de Toronto Pan Am / Jogos Parapan e Prostate Cancer Canadá.

Veja também