Fátima recebe Francisco
Por Caio Quinderé
Milhares de peregrinos acompanham a visita entre palmas e louvores
Fé e esperança, mas principalmente o exercício da tolerância alcunhado nas boas práticas da solidariedade, essas foram as palavras do papa Francisco para milhares de peregrinos de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. Palavras que ganham força em uma Europa que necessita harmonizar melhor o tratamento aos seus habitantes e imigrantes. Uma Europa que necessita caminhar, assim como o resto do mundo, para um entendimento das diversidades sociais e do respeito pelas multiculturalidades existentes em seu território.
100 anos da aparição
Neste dia 13 de maio, em que se comemora 100 anos da aparição da Virgem de Fátima às crianças Francisco, Jacinta e Lúcia, o papa canonizou os pastorinhos Francisco e Jacinta falando para fiéis de várias nacionalidades que ali estavam e reafirmando a regência maior do que significa ser cristão. Palmas e louvores para os mais novos santos da igreja católica. Reconhecido o milagre no menino Lucas, em São Paulo, que recuperou-se depois de ter sofrido um acidente e ficado em estado de coma, sem esperança de melhora, e, portanto, a intercessão de Francisco e Jacinta. Lucas e sua família estiveram presentes na celebração e receberam as benções do Santo Papa.
Um momento de luz que teve seu início na sexta-feira, dia 12, com a procissão das velas no caminho de Nossa Senhora até a capelinha onde ocorrereu a aparição em 1917, momentos de vigília e orações durante toda madrugada e a missa papal na igreja maior de Fátima, rezada em diversas línguas, encerrando tudo ao meio dia.
O que lá se espera
Para quem vai à Fátima, mesmo que vá preparado para viver e se emocionar, sempre encontrar-se-á com o inesperado. Há no lugar uma energia especial para quem tem o coração aberto, para quem acredita em forças maiores do visível e para quem deseja se reconciliar consigo mesmo e com o Alto. O choro e a reflexão interior, bem como o agradecimento e a sensação de bem estar são fatores que você encontrar no caminho. Há no lugar uma ebulição de sentimentos, uma recordação dos seus entes queridos, uma perspectiva positiva do futuro e muito mais que se tornar impossível tradução em letras e frases. É importante a visita à Fátima para sentir e se quiser depois relatar para os outros essa experiência e mudança de consciência. Fátima, realmente, é um lugar de muita luz e presença do Divino. Um lugar em que todo o cristão tem que um dia pisar. Um lugar em que se encontra o amor na sua maior tradução.