Ato oficial foi realizado no dia 1 de abril, na sala de reuniões do Consulado Geral do Brasil
Por Luis Aparício
O Conselho de Cidadania de Toronto já está em plena função, depois da tomada de posse no passado dia 1 de abril. O ato oficial, presidido pela cônsul-geral do Brasil em Toronto, Ana Lélia Benincá Beltrame(foto), foi realizado na sala de reuniões do Consulado Geral do Brasil em Toronto.
A primeira reunião ordinária do Conselho de Cidadania em Toronto.
Após a leitura da ata de tomada de posse, assinada por todos os presentes, a cônsul-geral deu início à primeira reunião ordinária do Conselho de Cidadania.
Primeiro, deu os parabéns a todos pela correta campanha eleitoral, a qual decorreu sem incidentes. Em realidade, o processo eleitoral, realizado nos dias 26 e 27 de março, teve uma única chapa concorrente. “Mas era necessário um processo eleitoral que legitimasse o grupo que agora tomou posse. O que foi conseguido, com 78 votos, o que é expressivo”, explicou Ana Beltrame.
Projeto de atividades
Em seguida, a diplomata apresentou um projeto de atividades para o grupo ter em mente, dividido em cinco pontos, nomeadamente que cabe a eles criar as regras do Conselho, a importância de abordar a problemática do abandono escolar dos filhos da emigração brasileira, deixar sugestões para os 150 anos da constituição política autónoma do Canadá, divulgar o trabalho do Consulado, e entender melhor os contornos à volta da operação “Carne Fraca” no Brasil.
Empresário Arnon Melo, membro do Conselho de Cidadania, ao lado da presidente Suely Anunciação, durante assinatura da ata que oficializou a tomada de posse do Conselho da Cidadania de Toronto.
Em declarações ao portal Discover, a presidente Suely Anunciação, disse que era importante (re)organizar o Conselho de Cidadania em Toronto, cujo papel principal passa por fazer uma ponte entre a comunidade que mora aqui, o consulado brasileiro e o Itamaraty.
- A mais recente edição da revista DISCOVER está disponível online: https://magazinediscover.com/discover-digital/
Objetivos
Entre alguns dos principais objetivos, está a luta pela criação de políticas públicas, do governo brasileiro, para que possam beneficiar as comunidades brasileiras no exterior; ajudar as pessoas, através de sessões de informação; divulgar a língua (português do Brasil) e a cultura e arte brasileiras.
Mas também as diferentes “mesas temáticas”, com um foco, por exemplo, na assistência social e saúde, empreendedorismo, serviços consulares e jurídicos, ou ainda desporto, educação e cultura. Tudo isso, em estreita ligação com o CRBE – Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior.
Um outro grande objetivo, a médio/longo prazo, passa por mapear a comunidade brasileira estimada em 50/60 mil nas províncias do Ontário e Manitoba.
Constituído por 10 elementos, o grupo é agora parte integrante do Conselho de Cidadania dos brasileiros no Ontário e terá pela frente um mandato de dois anos.
Embaixadora Ana Beltrame e os membros do Conselho de Cidadania de Toronto.
Os membros são: Alan Almeida, Andrea Vieira, Arnon Melo, Bruno Bini, Cristina Tozzi, Dolores Gontijo, Fabio Ramponi, (Pastor) José Fernandes (ausente), Priscila Costa e Suely Anunciação.
…………
O que faz o Itamaraty?
O Ministério das Relações Exteriores (ou Itamaraty) é o órgão do Poder Executivo responsável pela política externa e pelas relações internacionais do Brasil, nos planos bilateral, regional e multilateral. O Itamaraty assessora o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil e na execução das relações diplomáticas com Estados e organismos internacionais.
Com uma rede de mais de 220 representações no mundo, o Ministério promove os interesses do País no exterior, presta assistência aos cidadãos brasileiros e dá apoio a empresas brasileiras.
Além disso, o Itamaraty organiza as visitas oficiais ao Brasil de Chefes de Estado e de Governo e demais altas autoridades estrangeiras, bem como prepara e operacionaliza as visitas do Presidente da República, do Vice-Presidente da República e do Ministro das Relações Exteriores a outros países.
Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/o-ministerio
Parabns pela materia, isenta de comentarios e apresentacao de fatos. Um trabalho de jornalismo etico. Parabens a revista Discover!