Como superar os desafios da Indústria da Construção
Um planejamento adequado pode garantir sua posição no setor
Por Filomena Silveira
No que se refere ao crescimento econômico do Canadá, a construção é uma das indústrias fundamentais do país e, quando avaliamos o setor da construção em 2010, os dados estatísticos da Statistics Canada mostram que “a construção residencial, não residencial, de engenharia, reparação e outros serviços de construção representaram 6,0% do produto interno bruto (PIB) Canadiano, contribuindo para este com $73,8 bilhões”.
Ao examinar as previsões atuais para a indústria de construção, o futuro parece muito promissor, como sugere a Media Planet Industry and Business, ao dizer que, “até 2020, o Canadá vai representar o quinto maior mercado de construção do mundo.” Embora a previsão atual apresente um futuro brilhante para a construção, os últimos números, referentes a setembro de 2016, mostram que o crescimento de novas construções, no Ontário, está começando a estagnar, desacelerando para um pouco abaixo de um por cento. De acordo com a Media Planet Industry and Business, estes dados representam o ganho anual mais baixo desde 2009, embora o sobrecrescimento no Ontário, como um todo, mantenha a indústria num nível positivo.
A importância de sistemas adequados
Com o estado atual da indústria da construção, é importante que os negócios deem os passos adicionais e necessários para assegurar a sua posição no setor, tomando medidas preventivas que lhes permitam permanecer num alto nível de crescimento rentável. Isso pode ser feito através da implementação de um plano de negócios que ajude a organizar o seu negócio, permitindo-lhe crescer de forma saudável e estar equipado para enfrentar os desafios atuais.
Um desafio significativo que detectei na indústria foi a falta de sistemas adequados instalados na organização da empresa. Esses sistemas são essenciais para acompanhar todos os custos, ao mesmo tempo em que geram análises financeiras regulares, quer no que diz respeito aos projetos, quer relativamente aos trabalhos já contratados. Os sistemas também trarão benefícios ao avaliar com precisão a rentabilidade ou os pontos fracos por forma a melhorar a eficiência.
Cumprir prazos é fundamental
Através da minha longa experiência de trabalho com a indústria da construção, acredito que é vital incorporar na empresa uma estrutura para o planeamento tributário e uma estrutura para a gestão das finanças da empresa. A implementação dessas estruturas irá proteger os ativos dos donos das empresas, o que é especialmente importante caso eles estejam planejando aposentar-se dentro dos próximos cinco a dez anos.
Finalmente, muitos donos de empresas de construção estão pagando, desnecessariamente, multas e juros para a CRA, devido a pagamentos em atraso ou por falta de cumprimento dos prazos. Estas penalizações ocorrem, muitas vezes, não por causa da incapacidade de a empresa efetuar os seus pagamentos à CRA, mas simplesmente devido à incapacidade de controlar e cumprir esses prazos. Esta é outra razão pela qual os sistemas são tão valiosos para os proprietários das empresas, uma vez que o incumprimento dos prazos fará com que os seus pagamentos à CRA dupliquem, saindo estes pagamentos dos lucros obtidos, dado que as multas e juros não são dedutíveis para fins fiscais. Isso significa que a responsabilidade pelo pagamento dos impostos e das taxas acumuladas é sua. É por isso que manter registos precisos, planear o crescimento e implementar estruturas empresariais são a chave para um negócio bem-sucedido.