Community

Brazil & Portugal  

Community

Trabalho voluntário é coisa séria

Além de ser uma grande maneira de abrir seu coração e se sentir mais conectado com as pessoas

 

voluntariado-2

Uma das coisas que mais chama a atenção no Canadá é o envolvimento e a importância que a sociedade dá ao trabalho voluntário. Em todos os eventos, de qualquer natureza, você encontrará pessoas contribuindo com seu tempo, energia e experiência para entidades com ou sem fins-lucrativos ou de caridade. Fazer algum trabalho voluntário por aqui não é encarado como obrigação. Muito pelo contrário. As pessoas se engajam nesta atividade porque acreditam que assim podem contribuir com a construção de um mundo melhor. E o voluntariado não é feito “nos momentos de folga”, faz parte da rotina e do dia-a-dia do canadense.

O exemplo vem de dentro de casa. Os pais estimulam essa atitude nos seus filhos desde muito cedo. No verão, por exemplo, não é raro encontrar crianças de não mais do que cinco anos de idade vendendo limonada por 1 dólar para apoiar alguma instituição de caridade. Para se formar no ensino médio e receber o diploma aqui na Província de Ontário, onde fica Toronto, os alunos precisam comprovar que fizeram, pelo menos, 40 horas de trabalho voluntário. Eles crescem sabendo da importância de se devolver para a comunidade um pouco do que têm.

A juventude e o voluntariado

Estudos do governo canadense apontam que metade da população do país acima dos 15 anos de idade faz trabalho voluntário. São mais de 2 bilhões de horas dedicadas ao voluntariado. É muita coisa. E a boa notícia é que os jovens canadenses estão mais propensos a fazer trabalho voluntário que os mais velhos. Mais de 60% da população entre 15 e 24 anos voluntariaram. Ou seja: esse número tende a aumentar.

O trabalho voluntário não é só importante para realização de eventos, apoio na manutenção ou arrecadação de fundos para entidades. As empresas também estão de olho e valorizam essa iniciativa. Mais de 60% dos adultos com diploma universitário voluntariam e isso é um diferencial no currículo. Quem realiza trabalho voluntário também tem mais chances de crescer nas corporações.

volunteer-3

Voluntariar é contribuir com a transformação social

Os estrangeiros recém-chegados e que têm interesse em imigrar para o Canadá encontram no voluntariado uma ótima oportunidade. Além de se integrar à comunidade, ajuda a quem precisa, expande a rede de relacionamento e, claro, aperfeiçoa o idioma. As entidades fornecem cartas que comprovam o tempo que as pessoas dedicaram ao trabalho. Conta como experiência canadense.

Enfim, voluntariar beneficia o próprio voluntário e toda a sociedade. Reforça a cidadania, a confiança, a solidariedade e a reciprocidade entre os cidadãos. Voluntariar é uma grande maneira de abrir seu coração e se sentir mais conectado com as pessoas e com a comunidade. Voluntariar é contribuir com a transformação social. E o mais importante: só depende de você.

Sandro Rego

Sandro é Jornalista com especialização em Comunicação Empresarial. No Brasil, trabalhou em empresas como Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Bunge, Grupo Boticário e Banco Safra. Em 2014 foi eleito “Comunicador do Ano” pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). No Canadá, estuda Business Management na Universidade de Toronto.

Veja também