BELO HORIZONTE RECEBE CONEXÃO CANADÁ
Conexão Canadá: Intercâmbio comercial entre Brasil e o Canadá
A capital mineira sediou, no final do mês passado, a Conexão Canadá, iniciativa que visa promover o intercâmbio comercial entre Brasil e Canadá. Realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) por meio do seu Centro Internacional de Negócios, o evento apresentou as oportunidades de negócios, investimentos e parcerias entre Minas Gerais e o Canadá. Com a participação de mais de cem empresários e empreendedores interessados no mercado canadense, o seminário abordou diferentes aspectos da relação entre os dois países, com foco no estado de Minas Gerais, a terceira maior economia do país e o segundo maior exportador brasileiro.
“É interessante observar que as oportunidades se dão nos dois sentidos: por um lado, há muitos produtos na região com um alto potencial de exportação para o Canadá; por outro, há um grande interesse por produtos canadenses,” afirmou Armínio Calonga Jr, coordenador de desenvolvimento de negócios da CCBC.
Vocação para mineração
Conforme ressaltou o Dr. Aguinaldo Diniz Filho, Vice-Presidente da FIEMG e Presidente do Conselho de Mercados e Política Internacional da FIEMG, a aproximação de Minas Gerais com o Canadá não só é de grande importância para os negócios em geral, como reflete as semelhanças das economias e as possibilidades de complementaridade sistêmica. Assim como Minas Gerais, o Canadá tem forte vocação para a mineração e para o desenvolvimento da cadeia produtiva desse setor. Outro sinal de sinergia, segundo ele, é no setor de petróleo e gás, onde empresas mineiras têm se qualificado para atuar como fornecedoras. “A descoberta de jazidas petrolíferas nos estados de Alberta, Colúmbia Britânica e Saskatchewan está fomentando estes investimentos,” afirmou.
O executivo também destacou os investimentos canadenses em Minas Gerais, especialmente na mineração de ouro, mas também em outras áreas. “As necessidades de geração de energia solar e eólica também podem ser estimuladas a partir da cooperação com o Canadá, além de investimentos e de negócios no setor de madeira, alimentos, entre outros,” disse.
Fonte: CCBC
