Community

Brazil & Portugal  

Community

Conexao Vancouver: Vai para onde?

CANADÁ EM FOCO: Integrando a comunidade de língua portuguesa

Por Karen Meohas | Fotos Karen Meohas

 

Hi Guys!

Quando morava no Rio eu tinha um carro. Aliás, eu dirigia desde os 18 anos e por isso vivo ouvindo de muitos amigos: Você não sente falta de ter seu carro?

A resposta é: não!

O transporte público aqui em Vancouver é muito bom. Dá pra ir e vir de qualquer ponto da cidade sem demora, sem stress e com conforto e segurança a qualquer hora do dia. Para efeito de tarifa, Great Vancouver é dividida por zonas dependendo da distância em relação ao centro. Você pode comprar tickets avulsos ou bloquinhos com 10 unidades. Depois de validado, o mesmo ticket vale por 90 minutos e pode ser utilizado no metrô (aqui chamado de skyTrain), ônibus ou barca (SeaBus).

Como uso transporte público todos os dias, eu sempre compro o Month Pass que me permite viagens ilimitada por todo o mês. Para zona 1, onde moro e trabalho, custa CAD$91.

Os motoristas de ônibus e todos os funcionários da Translink, empresa que administra o transporte, são amáveis e educados. Eles são especialmente muito bem treinados (claro que há uma boa dose de educação a população em si). Todos os meios de transporte (100%) são preparados para receber cadeirantes (a rampa é automática e não leva mais do que 30 segundos para ser posicionada) e ciclistas (sim!!! Você pode pedalar, se cansar e voltar de busão ou trem pra casa).

Outra curiosidade simpática é que nos pontos de ônibus você sempre vai encontrar uma placa com um número de identificação. Memorize o número do ponto perto de sua casa, escola e trabalho. Mande um SMS para a Translink e em menos de 3 segundos você recebe a resposta com a indicação do horário do próximo ônibus. Um ótimo artifício para dias frios nos quais ninguém quer virar picolé enquanto espera no ponto.

E mais uma coisinha básica: todos meios de transporte são equipados com letreiros luminosos e indicação por voz. Assim, você sabe qual é o próximo ponto. Ah! E metrô aqui não tem roleta!

 

Por Karen Meohas | Fotos Karen Meohas

Karen é jornalista formada pela PUC-RIO e tem especialização em Marketing, Comércio Exterior e Relações Internacionais. Ela acha que não existe nada mais importante do que a liberdade. Em 2014, Karen deixou no Rio de Janeiro, família, amigos e uma carreira promissora em sua própria agência de branding. Agora, ela vai dividir com vocês, leitores, como é viver em Vancouver, sua nova “Cidade Maravilhosa”.

 

Veja também