CONEXÃO VANCOUVER
CANADÁ EM FOCO: Integrando a comunidade de língua portuguesa no Canadá.
Saudades de quê?
Por Karen Meohas
Hi Guys!
Quando mudamos para um novo país, as comparações com o Brasil tornam-se incontroláveis, principalmente quando seus amigos e familiares vivem te perguntando do que você sente mais falta. Eu nunca fui muito ligada à cultura de raiz brasileira, samba, futebol, feijoada, mas confesso que certos hábitos e sabores me fazem falta no dia-a-dia em Vancouver.
Vamos ao primeiro item da lista: o combo mate e biscoito de polvilho. Como boa carioca seria impossível não citá-los, principalmente porque iced tea não substitui mate com limão e não existe nada parecido com biscoito Globo.
Feijoada é possível em Vancouver! Aqui tem feijão preto e linguiças deliciosas (não tem paio!). Falando em feijoada, é fácil encontrar farofa nos mercados latinos espalhados pela cidade (e também pode-se substituir por Panko, disponível em qualquer grocery store), mas encontrar um que bar que sirva caipirinha é tarefa árdua. À exceção do Boteco Brasil, não sei dizer outro cardápio onde conste meu drink preferido.
Depois disso tudo, acho que o que mais morro de saudades no quesito gastronômico é pão de queijo. A solução para esse meu “problema” veio semana passada durante o Carnaval del Sol, festival Latino que invadiu a cidade. Otimo Cheese Puff, criado por um casal de brasileiros, já tem os produtos sendo vendidos por toda a cidade.
Saindo das saudades que o estômago sente, sempre que me olho no espelho sinto falta da minha cabelereira e da manicure de toda semana. A maioria das profissionais aqui são chinesas ou coreanas. O único cantinho de beleza brasileiro que conheço na cidade é o Brisa Spa. Dá pra se sentir um pouquinho em um salão de bairro, com todos falando português
Mas o que tem mais gosto de saudade é a falta que nós, que estamos fora, sentimos de nossos pais, amigos e familiares. Essa, nem o melhor pão de queijo do mundo é capaz de saciar!
Por Karen Meohas | Fotos Divulgação Carnaval del Sol
Karen é jornalista formada pela PUC-RIO e tem especialização em Marketing, Comércio Exterior e Relações Internacionais. Ela acha que não existe nada mais importante do que a liberdade. Em 2014, Karen deixou no Rio de Janeiro, família, amigos e uma carreira promissora em sua própria agência de branding. Agora, ela vai dividir com vocês, leitores, como é viver em Vancouver, sua nova “Cidade Maravilhosa”.