Community

Brazil & Portugal  

Community

CANADÁ EM FOCO: A cara do Brasil nos jogos panamericanos de Toronto

Acabamos de criar este novo espaço no site da revista Discover Brazil & Portugal, que batizamos de CANADÁ EM FOCO. Ele nasceu da necessidade que identificamos existir de publicar em nosso site informações sobre o Canadá em português.

A nossa proposta é estabelecer uma comunicação direta com os brasileiros, portugueses e com todos os outros países que tem o português como língua oficial. Iremos divulgar o que está acontecendo no Canadá através dessas comunidades.

Inicamos hoje com a nova seção chamada PERFIL.

Informações sobre o que está acontecendo no Canadá (festivais, shows, workshops, festas comunitárias, etc. ) devem ser encaminhados para leilamonteirolins@gmail.com.

O nosso papel será de integrar o Brasil com as demais comunidades de lingua portuguesa.

Aguardaremos emails com sugestões para o CANADA EM FOCO.

Leila Monteiro Lins

leilamonteirolins@gmail.com

PERFIL

Por Rosana Dias

Suely Anunciação é bacharel em Direito no Brasil e Assistente Social no Canadá. Reside no país há 13 anos. Sua trajetória profissional é baseada principalmente no atendimento a imigrantes. Ela é presidente da ABRACE (Canada-Brazil-Canada Association to Support Immigrants) e também atua como orientadora de assentamento de imigrantes recém-chegados desde a matricula de crianças nas escolas a orientação profissional numa ONG mantida pela Imigração e Cidadania do Canadá.

Nos últimos meses, Suely viu sua rotina ficar ainda mais intensa, quando foi escolhida para assumir a cadeira do Brasil no grupo de trabalhos da América Latina nos jogos Toronto 2015 Pan Am/Parapan Am. Entre suas atribuições estão a participação na cerimônia de abertura no dia 10 de julho e as atividades do Pavilhão da América Latina.

Nesta entrevista para a revista Discover Brazil & Portugal, Suely conta o fascínio deste trabalho voluntário.

 

Discover Br|Pt – Como surgiu a oportunidade de participar do Toronto 2015 Pan Am/Parapan Am Games como representante do Brasil?

Um membro da comunidade brasileira chamado Fernando Lusvarghi conhecia meu trabalho através da internet e ele já fazia parte de um dos 31 grupos comunitários representados no Pan Am. Ele pediu que eu enviasse meu Curriculum. Uns dois meses depois recebi uma correspondência do Comitê Organizador me convidando para assumir a cadeira do Brasil no Grupo de Trabalhos para a América Latina. Informaram que era uma posição de voluntariado, mas que traria grande satisfação para os participantes. Eu prontamente aceitei. Adoro voluntariar.

DBP – Quem são as pessoas que compõem seu time?

Referente ao Grupo de Trabalhos para a América Latina, somos por volta de 18 pessoas. Todas representam países da América do Sul e também do México. Quanto aos trabalhos com a Comunidade Brasileira, convidei minhas duas parceiras no ABRACE-Canada, a Dolores Gontijo e a Rosy Schmitt. Elas me deram muito apoio em levar os Jogos Pan Am para a comunidade brasileira. Claro, sem esquecer do Fernando Lusvarghi que já participava dos grupos junto ao Comitê Organizador dos Jogos Pan Americanos. Contei tambem com a presenca de Isabel Raupp Pimentel, a esposa do Cônsul do Brasil em Toronto, José Vicente Pimentel, na festa que celebrou o contrato com a TV hispânica que vai cobrir os jogos para toda a América Latina. Nesse evento conhecemos o cantor popular Fito Blanco.

DBP – Desde quando e quais são as atividades que vocês já participaram (ensaio, reuniões, divulgação, etc)?

O grupo de trabalhos para a América Latina teve nove encontros mensais. Participei ainda de dois eventos com atletas brasileiros em estádios esportivos. Rosy, Dolores e eu fomos ao evento da CYSCO e do Cirque Du Soleil em Hamilton, em janeiro de 2015, quando fui escolhida para representar a Comunidade Latino Americana na cerimônia de abertura dos Jogos. Ajudei a organizar o evento com a jogadora Marta, da seleção feminina de futebol, e a imprensa no restaurante Rio 40 graus. Visitamos também os estabelecimentos da comunidade brasileira para apresentar os jogos numa atividade chamada “I heart Pan Am”.

Participei ainda de três festas celebrando a ajuda dos voluntários do Pan Am, uma foi no Royal Museum de Ontario, que foi fechado só para os voluntários e teve uma atividade de “caçada a um tesouro” muito bacana, depois tivemos uma festa no City Hall, prédio da prefeitura de Toronto, para os 31 grupos comunitários que trabalham com o Comitê Organizador (foi quando me encontrei com o Fernando Lusvarghi pela primeira vez pessoalmente), recebemos presentes e tiramos fotos com o grupo todo e o mascote Pachi. Depois, no mesmo dia, tivemos outra festa na rotunda do City Hall com outras centenas de voluntários.

Participei também de uma reunião com o Ministro de Esportes da Provincia de Ontário, onde recebemos fundos para montar o Pavilhão Latino Americano no espaço conhecido como Destilaria em Toronto. Eu e a Dolores participamos de uma reunião no escritório de Turismo de Ontario para escolher os grupos que seriam convidados por eles para se apresentar durante os jogos no HarbourFront, em frente ao Lago Ontário. Votamos para a Grande Bateria, que juntou todos os grupos de percussão brasileiros como Maracatu e escola de samba. Foram mais de seis encontros com os organizadores do Pavilhão Latino Americano e continuamos em contato. Eu e Dolores participamos também da celebração da contagem regressiva dos 100 dias para a abertura dos jogos. Uma experiência fantástica.

DBP – O que ainda vem pela frente (cerimonia de abertura, pavilhão america latina,etc)?

Um dos próximos passos é a Cerimônia de Abertura, no dia 10 de julho, cujos ensaios se iniciam no dia 21 de junho. Quanto a isso não posso falar muito, pois assinei um termo de confidencialidade com os organizadores. No dia 3 de julho, teremos uma reunião para preparar os voluntários do Pavilhão Latino Americano. Rosy, Dolores e eu somos responsáveis por 150 voluntários. A reunião será realizada numa sala de conferência da York University. Teremos no dia 8 de Julho, no Ealscort Park, em Toronto, a chegada da tocha Latina Americana, será uma grande festa para esta comunidade. O Grupo de Trabalhos para a América Latina é que está responsavel pela organização desse evento.

No dia 10 é a abertura dos Jogos e no dia 11 de julho a abertura do Pavilhão Latino que terá no centro uma sala do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, que funcionará durante os dias dos Jogos Pan e Parapan.

DBP – Como tem sido sua experiência em participar de um evento com esta projeção?

Fantástica, não só por eu adorar fazer trabalho voluntário como também porque enriquece profissionalmente. Estou adquirindo experiência com organização de grandes eventos, estou podendo conectar a comunidade com esse grande evento, sem contar que conheci a jogadora de futebol Marta da Silva, o nadador Cesar Cielo e o atleta Artur Zaneti. Nesse trabalho tive a oportunidade de conhecer os Ministros dos Esportes provincial e federal e também o Ministro da Imigração e Cidadania do Canadá, que indiretamente é meu patrão. Isso tudo está sendo uma grande oportunidade de networking no Canadá.

DBP – Que tipo de contribuição o Pan Am Games pode deixar para a comunidade brasileira que vive no Canadá (aprendizado, contatos, etc)?

Os jogos deram a oportunidade das pessoas conseguirem experiência canadense através do voluntariado, de funções pagas também e de treinamento. As vantagens são muitas e se as pessoas souberem aproveitar as portas do mercado de trabalho se abrirão. O mais importante disso tudo é a oportunidade que todos nós temos de agradecer ao Canadá por nos ter acolhido com tanto carinho. Essa é a hora de dar de volta e mostrar nossa gratidão através de serviços voluntários para a sociedade canadense. Isso é muito apreciado aqui no Canadá.

 

Por Rosana Dias

Rosana é jornalista e Public Relations. Dias trabalhou em empresas como Embraer, FIAT Automóveis, Folha de Sao Paulo newspaper and Exame magazine. Mudou para o Canadá há 4 meses.

Veja também