Community

Brazil & Portugal  

Community

Fazendo do Limão uma Limonada

3 formas de usar a quarentena para melhorar sua carreira 

Por Laura Sturmer  |  Publicado 20 de maio de 2020

A pandemia que hoje enfrentamos tem proporções   nunca imaginadas e em consequência afetado diversas empresas e seus profissionais. Layoffs, redução no número de contratações, mudanças na relações de trabalho, etc. Como imigrantes construindo nossas carreiras profissionais no Canadá temos duas opções de encarar a crise: lamentarmos e reclamarmos da situação atual, ou usá-la de alguma forma a nosso favor, e “fazer do limão uma limonada”.

No meu caso eu tenho optado pela segunda opção. Preferi dividir o meu tempo dando sugestões  do que fazer durante o tempo em quarentena para sair dela como uma melhor profissional.

Entender e estudar o mercado de trabalho Canadense

Um dos principais erros dos imigrantes ao se mudarem para o Canadá é o de iniciar o processo de busca de trabalho com a tradução do currículo e começar a aplicar para centenas de vagas online.

Um fato que muitos se esquecem é que como profissionais, nada mais somos que um “produto” que compete com vários outros “produtos” no mercado. As empresas contratam profissionais com determinado expertise porque eles precisam de ajuda para resolver determinados problemas. O processo de recrutamento nada mais é do que a escolha do melhor “produto” pela empresa.

Os profissionais precisam entender o mercado (as empresas). É fundamental saber quais tipos de problemas as empresas enfrentam e como seria a melhor forma de ajudá-las. O desafio é que existe uma grande diferença entre a “forma de resolver problemas” no Brasil e no Canadá.

As diferenças

Em nosso país de origem tendemos a ser profissionais “generalistas” , enquanto no Canadá “fazer um pouco de tudo” tende a ser pouco valorizado. A preferência  das empresas é por um profissional especializado, com muita experiência em uma área especifica. O generalista aqui é chamado de jack of all trades e tem uma conotação muitas vezes negativa, pois não possui conhecimento profundo em determinados campos.

Por esse motivo, dedicar horas do tempo da quarentena para estudar job descriptions,( descrições de cargo no Linkedin e Indeed ) é essencial para qualquer processo de busca de trabalho e planejamento de carreira.

É preciso entender o escopo dos cargos que pretendemos aplicar, nome das posições, keywords e nível dos cargos (specialist e coordinator tendem a ser entry level positions, por exemplo). É muito importante também aprender os skills, qualificações e certificações são pedidas para a sua área. Tudo isso ajudará o professional a melhor se posicionar como produto (você) e  tornará mais fácil adaptar o resume no Linkedin após esse processo.

Capacitação: fechando os gaps no currículo e se qualificando 

Após identificar gaps no currículo, o proximo passo e “fechá-los. A boa noticia é que o COVID-19 fez várias instituições disponibilizarem cursos, webinars e conferências que antes custavam um valor elevado e que agora são gratuitos. Muitas certificações na área de tecnologia, por exemplo, passaram a ser ofertadas gratuitamente.

Coursera, Linkedin Learning (no qual você tem acesso gratuito via Toronto Public Library), eDX, Google Academy, Amazon Academy, etc. Esses são alguns dos vários sites que oferecem milhares de cursos. O segredo é ter metas semanais estabelecendo o número de horas, dia e horário para realização dos cursos.

Isso é especialmente importante para os papais que estão em casa se dividindo para fazer homeschooling. Vale combinar com o parceiro (a) um horário da semana para estudo e qualificação.

Para os fans de livros, a Toronto Public Library oferece uma variedade de ebooks gratuitos. Caso não tenha a disciplina ou seja “fan de estudar” tente webinars e eventos online. Eu publico todas as terças no Linkedin uma lista com mais de 100 eventos profissionais nas mais diversas áreas. Esta é uma boa oportunidade de conhecer outros profissionais, empresas, recrutadores e aprender algo novo sem grande comprometimento de tempo e o melhor, sem gastar um centavo.

 

Aumentando sua rede de contatos ( o “famoso” networking) 

O Covid-19 tem trazido duas consequências positivas que impactam diretamente o networking. Profissionais estão ficando mais tempo em casa (o que se traduz em mais tempo disponível) e os recentes layoffs tem tornado executivos mais sensíveis aos job seekers querendo fazer networking.

Muito profissionais em nível de alta gerência ou diretoria, que eram pouco ativos no Linkedin, estão disponibilizando horas de sua agenda para bate papos individuais com o intuito de ajudar e monitorar outros profissionais.

Conselho

Se você já escolheu sua área e indústria foco ou tem paixão  por um tema especifico (exemplo: AI e machine learning), experimente marcar coffee chats virtuais para conhecer outras pessoas nessa área, aprender com a trajetória deles, entender a perspectiva deles sobre um assunto que lhe interessa. Acredito muito na força dos “cafes” ( agora virtuais ). No meu primeiro ano no Canadá fiz mais de 100 e isso me ajudou com todos as etapas da minha carreira, pois me permitiu construir boas relações que me levaram a referrals, como também me trouxe novos amigos.

Não há dúvida que o pós-pandemia tornará o mercado de trabalho mais competitivo. Aqueles que quiserem se destacar neste momento precisam deixar de ser limões – parar com as reclamações e passividade – e, de uma forma positiva, produzir com este limão uma boa limonada.

 

Sobre Conexão DISCOVER:

O  nosso foco principal  é  conectar, integrar e apoiar a comunidade de língua portuguesa  no Canadá.

Toda quarta-feira publicamos artigos de apoio à comunidade. Gostaria de recebê-los? Encaminhe o seu email para info@magazinediscover.com.

 

Laura Sturmer

Laura has a degree in Business Administration from the Federal University of Rio Grande do Sul, with more than seven years of experience in the marketing area. She has worked for companies such as Lojas Renner, TIM and Votorantim Cimentos before moving to Canada in late 2016. She currently works as a Senior Associate Brand Manager and is an entrepreneur on the side, managing an organization aimed to support professionals looking for work in Canada (www.landingbyls.com).

Veja também