Canada

Canada

LARISA SANTIAGO: Multiartista com pegada firme na música

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM

Larisa Santiago aposta na música na cena cultural canadense  

Reportagem  Jandy Sales

A mineira Larisa Santiago, 25 anos, sempre teve o coração e a mente voltados para um mundo marcado pela multiculturalidade.

Nascida em Belo Horizonte e filha de pais cariocas, Larissa engatinhou pelo caminho da arte ainda criança quando era levada pela mãe para as aulas de canto.

Larisa costumava apreciar ainda criança o bom gosto musical da família. “A gente ouvia Elis Regina, Tom Jobim, Ney Matogrosso, Legião Urbana e muitos outros artistas da MPB ”, declarou.

Larisa tem o sonho de dedicar-se exclusivamente à música. Ela compõe desde os15 anos e as letras de suas músicas são todas escritas no idioma de Shakespeare. “Sempre tive vontade de cantar em inglês”, disse.

Desafio

E foi ainda adolescente que Larisa, sendo filha única, tomou uma decisão desafiadora. Com a ajuda dos pais, Sueli e Álvaro, ela desembarcou em Victoria, British Columbia, aos 17 anos para um intercâmbio de dois anos de estudos na St. Michael’s University School, que oferece um conceituado programa de música.

Logo na primeira semana de aulas, Larisa entrou para o coral da escola – onde foi soprano e ainda teve aula de canto e violão. “Eu era a única brasileira da turma”, afirmou.

O convívio diário com os colegas, cuja língua falada em sua maioria era o espanhol, a fez optar pelo idioma do poeta Pablo Neruda entre as matérias seletivas.

Latinidade e empoderamento feminino

A sonoridade latina da sala de aula pode ser observada no seu primeiro hit, No Soy Tu Niñera – lançado no verão de 2018.

A música com tempero latino vem ganhando cada vez mais popularidade na Internet e nas plataformas digitais como Spotify.

No Soy Tu Niñera (Não Sou Tua Babá) traduz em versos musicais o empoderamento feminino. “Eu quis falar da mulher mais segura, afirmativa e independente. A gente tem que recomeçar (o relacionamento) de maneira diferente, valorizando-se”, disse.

A canção No Soy Tu Niñera foi escrita por Larissa e pelo produtor musical canadense, Meddy Capellan  A gravação em estúdio do hit latino somou ainda mais experiência musical para Larisa, que também gravou a canção Home – um hit pop com batida eletrônica (também disponível no Spotify). “É uma música mais sentimental, afirmou..

Projeto musical

A mineira está em fase de composição de novas músicas com  lançamento previsto para o verão de 2020.

Segundo Larisa, o novo projeto reunirá cinco canções que farão parte de um EP – que é o Extended Play, um formato digital que reúne cinco faixas musicais para comercialização na Internet. “Algumas melodias terão um ritmo lento e outras uma pegada no pop e no funk”, disse.

Larisa saiu de Victoria em 2013 para cursar Relações Internacionais na Universidade de Toronto.

No Brasil, a multiartista teve aulas de balé e jazz, e além dos idiomas português e espanhol, ela também fala italiano. No Canadá, Larissa teve ainda aulas de interpretação para teatro, televisão e cinema.

“Vir para o Canadá me abriu a cabeça como pessoa e também como artista”, disse.

 

Jandy S.

Jandy tem experiência em rádio, televisão e revista. Já recebeu três prêmios como documentarista.

Veja também