Canada

Canada

Liuna Local 506 celebra com seus funcionários os 100 anos do sindicato

20/11/2019

Por Luis Aparício 

Num ambiente de festa e convívio os membros da Local 506, se juntaram  no Local 506 Workers’ Centre, em Toronto, para celebrar o centenário do sindicato da construção afiliado na Laborers’ International Union of North America (LiUNA).

“Celebrar 100 anos não acontece todos os dias. Temos de estar orgulhosos”, salientou o Business Manager da Local 506, Carmen Principato (foto), que se mostra confiante no futuro e crente que uma nova geração de trabalhadores dará seguimento ao bom trabalho desenvolvido, tornando o sindicato mais forte e preparado para os próximos anos.

O presidente da Câmara Municipal de Toronto, John Tory (foto) , felicitou a Liuna Local 506  pelo centenário e reiterou o compromisso do município em trabalhar diretamente com este sindicato no conjunto de obras que a cidade tem projetadas para os próximos anos. “Garanto que vamos continuar a construir muitas coisas. Temos uma enorme quantidade de trabalho para executar ao nível da infraestrutura municipal, milhares de milhões de dólares para o sistema de transporte. Isso vai manter-vos ocupados.”

Tory falou ainda sobre o centro de formação, espaço requalificado, inaugurado no passado dia 14 de novembro, um pilar na formação de novos trabalhadores, respeitando a legislação do setor e as regras de segurança no local de trabalho.

Carmen Principato ao lado de dois membros da Liuna Local 506.

As raízes remontam ao ano de 1903, mas é em 14 de novembro de 1919 que um grupo de trabalhadores lança as bases da Local 506 sob a bandeira da Hod Carrier’s Building and Common Laborer’s Union. Este sindicato representa atualmente oito mil trabalhadores em todo o Ontário.

Luis Aparício

É jornalista freelance com experiência em notícias diárias de Portugal. Aparício colabora com os jornais locais de Toronto.

Veja também