Canada

Canada

Entenda as Eleições Federais Canadenses 

Ano 1 | Número 2 | 2019   

  Por Maurício Marcondes

A eleição federal canadense, agendada para o próximo 21 de outubro, irá definir o governante geral do país pelos próximos quatro anos. Sendo o Canadá uma democracia parlamentar com uma monarquia constitucional, o Primeiro Ministro executa o papel de administrador do poder executivo, papel executado pelo Presidente da República no Brasil.

 

O processo eleitoral canadense, apesar de ter muitas similaridades com o brasileiro, possui certas diferenças.

Divisão por Distritos

Primeiramente, o eleitorado aqui no Canada é dividido em distritos (ridings) e cada distrito elege, por meio do voto popular, um representante local que irá ocupar uma das cadeiras no Parlamento. Estes MPs (Members of Parliament) são também representantes de um partido. Os partidos podem apenas indicar um candidato por distrito. Ao final das eleições, o partido que obtiver a maioria, ou seja, o maior número de candidatos eleitos no Parlamento, decide ou forma o governo. O líder do partido se torna efetivamente o Primeiro Ministro e o partido com o segundo maior número de MPs se torna a oposição oficial.

Esta é uma das principais diferenças, pois as estratégias de governo são apresentadas durante o período de candidatura de maneira coesa pelo partido. Ou seja, todos os candidatos do Partido Democrata apresentarão a mesma estratégia. MPs devem manter um escritório local aberto ao público, o que permite uma cobrança maior na prestação de contas ao eleitorado.

 O Voto     

                                                                                                                                                                         

 O voto não é obrigatório. Todo o cidadão canadense, maior de 18 anos, tem o direito de votar ou de se abster do voto. Isso permite que o voto seja um processo consciente, que envolve pesquisa e alinhamento entre o candidato/partido com os princípios morais do eleitor.

Existe a possibilidade do voto fora das urnas. O dia da eleição oficial é 21 outubro – uma segunda-feira (não feriado). Ou seja, as pessoas vão trabalhar normalmente (mas as empresas são obrigadas a dar tempo para os funcionários irem votar). Além das urnas tradicionais, postos de votação ficam abertos para o cidadão votar antes do dia oficial. Alguns distritos permitem também o voto por correio. Já estão em teste votos eletrônicos via internet, como uma maneira de incentivar a participação no processo democrático e para a inclusão de pessoas com deficiência, idosos e pessoas isoladas geograficamente.

Participação dos Canadenses      

De acordo com Elections Canada , nas eleições de 2015 aproximadamente 68% dos eleitores aptos registraram seu voto, um número impressionante em um processo que não é mandatório.

Entenda as Eleições Federais Canadenses

Maurício M. Guimarães

Maurício é um profissional de marketing e vendas. Mudou para o Canadá com a família em 2013.