Canada

Canada

O networking que os brasileiros precisam conhecer antes de chegarem ao Canadá

ANO 1 | NÚMERO 2 | 2019

 

 

 Erika Thoen recebeu certificado de reconhecimento pelo voluntariado no Inside Out Film Festival. Foto por Moe Lavarty

 

Reportagem Jandy Sales | Publicado 7/08/2019 

Ao desfazer as malas em um novo país, o imigrante tem um longo caminho de adaptação e superação de desafios. Um bom networking talvez seja o mapa que guiará esse novo habitante na órbita planetária canadense.

A carioca Erika Thoen, 38 anos, mudou-se para o Canadá há três anos. A newcomer buscou logo um entrosamento com a cultura e o povo do país.

Thoen já voluntariou para o Toronto Black Film Festival e ainda para o Toronto Queer Film Festival e o Inside Out – esses dois últimos com  temática LGBTQ+.

“Demonstrar a sua vontade de trabalhar, mesmo de graça, faz as pessoas reconhecerem isso e lembrarem de você para projetos futuros”, afirmou Thoen.

O elo entre Mundos

Aline Paquet de Mello (à direita)  e Stella Metran, do grupo “Networking para Brasileiros”: interatividade entre quem chegou e quem está chegando ao Canadá. Crédito: Divulgação

Na era digital as oportunidades de engajamento e inserção na sociedade multicultural se multiplicam na velocidade dos megabytes.

Com página no Facebook e presente em outras  plataformas digitais (Instagram, LinkedIn e WhatsApp) o grupo Networking Para Brasileiros tem à frente Aline Paquet de Mello e Stella Metran.

Segundo elas, o objetivo do grupo é compartilhar informações e gerar conexões entre os brasileiros que já moram no Canadá com os recém-chegados ao país.

“Cativar e cultivar contatos é estrategicamente uma das melhores ferramentas que podem ser utilizadas para obter a oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho em outro país”, afirmaram.

O Networking Para Brasileiros possibilita uma comunicação ainda mais próxima pelo WhatsApp.

Discussão Online Moderada

O Networking Para Brasileiros é recomendado para quem busca discutir temas relevantes a todos do grupo.

Participar do grupo do WhatsApp exige uma meta a ser cumprida. Segundo Aline e Stella, é preciso que o interessado esteja presente a um evento promovido pelo Networking Para Brasileiros.   

No mundo offline, o Networking Para Brasileiros promove encontros entre profissionais e empresas assim como realiza palestras e oficinas.

O grupo lançou ainda o Newcomer Buddy – que é um tipo de guia com respostas à questões simples e até mais complexas, como: abertura de conta bancária, moradia, educação, transporte e impostos.

Jandy Sales

Jandy tem experiência em radio, televisão e revista. Já recebeu três prêmios como documentarista.

Veja também