Brazil

Brazil

INSS vai cancelar benefícios de quem não requerer anualmente ao Consulado um Atestado de Vida

Por Discover Magazine | Publicado 31/07/2019

Aposentados e pensionistas do INSS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O INSS enviou comunicado lembrando aos brasileiros que se encontram no exterior que para o recebimento de benefícios da Previdência Social do Brasil é obrigatório obter atualmente um Atestado de Vida em um Consulado ou Embaixada, além de manter o CPF válido, ou seja, com os dados atualizados e fazendo anualmente o Imposto de Renda, se requerido.

Os aposentados e pensionistas do INSS que deixarem de enviar diretamente ao INSS, todos os anos, o Atestado de Vida terão seus benefícios bloqueados, suspensos ou mesmo cessados.

Todos os beneficiários devem estar com sua situação regularizada junto ao INSS até setembro deste ano. Quem não estiver em dia terão os créditos bloqueados depois de dois meses desse prazo e os benefícios cessados depois de seis meses.

Como obter o atestado de vida

As regras sobre como obter um Atestado de Vida no Consulado-Geral do Brasil em Toronto estão em http://toronto.itamaraty.gov.br/pt-br/atestado_de_vida.xml. É possível obter Atestado de Vida pelo correio, mas neste caso a assinatura tem que ser notarizada e passar por um órgão provincial que reconheça o notário, além de custar mais caro.

As regras sobre como atualizar o CPF para o nome de casada ou divorciada ou para regularizá-lo estão em http://toronto.itamaraty.gov.br/pt-br/cpf.xml.

Aproveite a oportunidade para atualizar seu título de eleitor (http://toronto.itamaraty.gov.br/pt-br/titulo_de_eleitor.xml) e fazer um novo passaporte, antes que seu atual vença (http://toronto.itamaraty.gov.br/pt-br/passaporte_brasileiro.xml). Passaporte é o único serviço que requer agendamento.

O Consulado-Geral do Brasil em Toronto está localizado no 77 Bloor St West, suite 1109, em frente à estação Bay do metrô, e está aberto ao público de 9 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

PRESS RELEASE

Leila Monteiro LIns

Leila mais de 35 anos de experiência nas atividades de jornalismo e relações públicas. Em 2010 lançou no Canadá a revista DISCOVER, que tem como objetivo promover as oportunidades de negócios e turismo do Brasil, Portugal e Canadá, assim como informar, conectar e inspirar novos imigrantes.

Veja também