Brazil

Brazil

10 dicas para potencializar a sua concentração

Exitem truques para manter o foco

Por Élida Rocha

A falta de concentração é a grande vilã da boa produtividade, gerando uma série de prejuízos para o desempenho profissional. A quem associe a sua falta com a era digital que vivemos, com distrações chegando por todos os lados: celular e redes sociais são as maiores armadilhas. Mas a boa notícia nisso tudo é que é possível praticar alguns truques que condicionam a mente a manter o foco e a fazer as escolhas certas. Sai piloto automático, entra o autoconhecimento!

  1. Faça uma boa alimentação

A atenção demanda boa quantidade de energia do nosso cérebro, por isso, comer de forma equilibrada e no tempo certo é fundamental para garantir a disposição necessária.

  1. Planeje o seu dia

A disciplina é amiga número 1 da boa concentração. Experimente o que funciona para você. Eu gosto de anotar as minhas prioridades do dia. Escrever sempre condiciona o cérebro a querer concluir a tarefa.

  1. Organize o seu espaço

A uma frase que coloca que a desorganização externa inviabiliza a organização interna. Mas isso não significa que é preciso deixar a mesa livre de qualquer papel. Muito ao contrário, tem pessoas que precisam dos seus relatórios e peças prontos na sua bancada de trabalho, mas desde que cada pilha de acessórios tenha uma ordem de organização para você.

  1. Observe o seu corpo

A ergonomia é fundamental para o seu bem-estar diário. A sua postura deve ser correta e agradável.

  1. Faça pausas

A recomendação é fazer pequenas paradas para tomar um café, por exemplo. E uma dica dos cientistas é a de intercalar com atividades que te tragam o bom-humor. Rir ainda é o melhor remédio.

  1. Não seja multitarefas

Uma grande armadilha é fazer várias coisas ao mesmo tempo. Na prática, quanto mais mudamos de tarefa, mais energia gastamos.

Medite

Para evitar entrar em uma reunião com uma mente cansada, reserve dois minutos para praticar o mindfulness, que é a atenção plena. Você pode fazer isso no caminho para a reunião, apenas prestando atenção na sua respiração.

Faça exercícios

Uma boa ideia é aproveitar os amplos espaços externos da empresa para caminhar. Ou ainda usar as escadas ao invés de elevadores.

  1. Tenha uma boa noite de sono

Quem dorme as horas de sono que o seu perfil entende como ideal apresenta uma atividade intelectual e cognitiva significativamente superior no decorrer do dia.

  1.  Mantenha a saúde mental

A qualidade de vida está ligada diretamente ao engajamento do profissional com as suas atividades, por isso, mantenha boas relações no seu dia-a-dia, garantindo um ambiente que prospere a colaboração e o desenvolvimento.

Élida Rocha

Élida é jornalista e uma aprendiz da concentração. Um dos seus desafios é não ser multitarefa.

Veja também