Community

Brazil & Portugal  

Community

A sua marca pessoal na construção do seu negócio

Por Bruna Lopes | Publicado 8/05/2019

Conectar com pessoas às vezes, é uma tarefa muito mais fácil do que conectar-se com empresas e, por isso, dar uma atenção especial a sua marca pessoal pode ser uma boa estratégia de marketing!

Se o seu posicionamento na internet transmite credibilidade e confiança por meio da construção de conteúdo, as pessoas logo passam a associar sentimentos positivos a sua marca e ao seu negócio.

Marca Pessoal

Construir uma marca pessoal é importante pois comentários, entrevistas ou declarações públicas naturalmente atrairão a atenção das pessoas para o negócio vinculado. E isso funciona tanto para grandes gerentes e CEOs, como também para pequenos times de pessoas talentosas.

Imagine-se, por exemplo, como o dono de uma loja de roupas cuja fabricação seja própria. O designer que criou as peças pode se manifestar contando sobre o processo de criação, a equipe de costura pode falar sobre técnicas para um bom corte e caimento, tipos de tecido, etc. Na linha de frente e em contato com o consumidor, os vendedores podem apresentar sugestões de combinação, com base na sua expertise em moda.

Falar também sobre áreas relacionadas ajuda a atingir pessoas que normalmente, pelo seu assunto principal, não teriam encontrado você. Por exemplo, como fotógrafo, você pode falar de design, arte, viagens, etc.

Que é o seu público-alvo

Assim, o primeiro passo para começar a manifestar a sua marca pessoal em prol do negócio é ter uma opinião e a vontade de compartilha-la. Antes de começar a produzir conteúdo, você precisa descobrir por que sua marca é única e quem é o seu público-alvo. Faça perguntas também como: Qual é a minha especialidade? Como me diferencio de outros especialistas? O que eu posso transmitir de relevante para as pessoas me ouvirem?

Conteúdo

Após a definição do público-alvo, pense em qual conteúdo poderá interessa-los, qual tom de voz utilizar e, por último, como você pode provar o seu valor a eles.

Agora que a estratégia de conteúdo está pronta, você pode utilizar um blog para os conteúdos e o seu perfil nas redes sociais para divulga-los (Não se esqueça de verificar se alguma rede social ficou para trás para lhe ajudar nessa construção). Pense em uma Biografia curta e clara para divulgar nessas redes.

Por fim, confira se o que foi criado realmente está alinhado com a sua marca: narrativa, imagem, biografia. Seja nos conteúdos quem você realmente é!

Bruna Lopes

Bruna é fundadora, Diretora de Criação e CEO da Agência Vetta, consultora de design e marketing digital situada em Belo Horizonte.

Veja também