Brazil

Brazil

3 práticas de um networking sem frescura

 

Por Élida Rocha

Criar uma rede de conexões que você realmente possa contar não é tarefa fácil, ainda mais com a quantidade de compromissos que assumimos diariamente. Parece uma missão impossível conseguir participar de situações que irão fortalecer essa ferramenta tão fundamental para o nosso progresso. Mas precisamos!

E para colocar em prática a formação do networking, eu tenho três  grandes atitudes:

Autoconhecimento

Saber onde queremos chegar é parte fundamental para a escolha do caminho. Por isso que o autoconhecimento está em primeiro lugar da lista. Ele me ajuda a definir melhor as prioridades, a entender o ciclo de amizades que me fortalece e a saber como eu mesma poderei ajudar ao próximo;

Planejamento

A partir do momento que eu me conheço melhor, eu também consigo me planejar para a construção de projetos. O ser humano se sente mais motivado quando se percebe em plena construção de algo. E quando eu tenho o planejamento das coisas, eu consigo formar uma agenda de compromissos mais eficiente, ter tempo com a família, com os amigos e para o trabalho de forma mais saudável e tranquila;

Estar presente

Este ponto é fundamental para o impacto das relações. Responder aos e-mails – por mais que pareça uma tarefa bem complicada – é fundamental para o cultivo de boas relações. No mundo de hoje, dar atenção ao próximo virou artigo de luxo. Hoje em dia, há empresas que mandam o seu produto seguido por uma carta escrita a mão – o que eu acho sensacional e já adotei na minha agência.

Portanto, potencialize o melhor do seu comportamento e mostre-se solícito. Dessa forma, o seu networking não será um acumulado de nomes, mas uma rede fiel aos seus propósitos, e você aos dela.

 

Élida Rocha

Élida é fundadora da Una Comunica, agência de Conteúdo. Jornalista especializada em comunicação estratégica, com mais de 15 anos de experiência no mercado editorial, televisivo e corporativo. Foi apresentadora do programa Pense Grande, do canal IdealTV, do Grupo Abril, e editora-chefe da Revista Profissional & Negócios, Editora Fênix.

Veja também