Canada

Canada

A VIDA NO CANADÁ | Cultura

ANO 1 | NÚMERO 1 | 2019

Bem-vindos ao primeiro número da nova seção  “A Vida no Canadá”. 

É com grande orgulho e entusiasmo que a equipe da revista DISCOVER apresenta esta nova seção dedicada à comunidade de lingua portuguesa no Canadá e aos interessados em imigrar para o país. Nosso foco será informar, conectar e inspirar.

 

Convidamos os leitores a participarem conosco dessa jornada compartilhando suas experiências de vida e dando sugestões e dicas sobre como se adaptar ao Canadá mais rapidamente.   

“Ciranda no Parque”: ao som da música brasileira, as crianças exploram sons, cheiros, texturas, temperatura e coletam gravetos, folhas e sementes para comporem um lindo mural sobre a natureza.  Foto: Cortesia – Ciranda Brasileira                                                                

                                       

Ciranda:

Um Pedacinho da Cultura Brasileira em Toronto

Por Giselle Norões

Mudar de país e começar tudo de novo já é difícil. Imagina fazer isso com esposa ou marido e filhos? A vantagem é que você não está sozinho para enfrentar a adaptação à nova cultura e à nova língua.

Choque Cultural

Você está abrindo mão de muitas coisas para viver um sonho , mas seu filho provavelmente não escolheu isso. Ele está vivendo o seu sonho e talvez não tenha consciência dos benefícios futuros dessa mudança. Muitas famílias passam pela mesma situação.

Para amenizar o choque cultural e a adaptação, a organização sem fins lucrativos Ciranda Brasileira promove programas, eventos e atividades socioculturais em português para a comunidade brasileira em Toronto.

Além de ser um centro de atividades lúdico-educativas para crianças, o Ciranda Brasileira tornou-se também um ponto de encontro para famílias brasileiras. As atividades atendem crianças de todas as idades e adolescentes até 15 anos, incentivando a descoberta de conteúdos da cultura brasileira.

“A decisão de desenvolver o Ciranda Brasileira é um reflexo da importância e significado desse ponto de encontro entre crianças e famílias que compartilham a cultura brasileira”.                                          (Dayse Gonçalves, co-fundadora do Ciranda)

Café com as Famílias

Aos sábados, durante o período em que as crianças estão presentes, os pais se reúnem para o ‘Café com as Famílias’. “Este é um momento em que as famílias compartilham experiências, dicas e dúvidas sobre a vida no Canadá. Durante os encontros profissionais conduzem a conversa  focando em uma área específica de interesse dos pais, como o bilinguismo em casa e a adaptação da criança a um novo país”, destaca Leila Farah, coordenadora de eventos e parcerias do Ciranda Brasileira.

O trabalho do Ciranda Brasileira é realizado por voluntários que combinam diferentes formações e experiências.

Dayse Gonçalves, co-fundadora do Ciranda Brasileira (sentada, 2a. à esquerda)  com um grupo de voluntários. Foto: Cortesia Ciranda Brasileira

Seja um voluntário!

Qualquer pessoa que fale português e more em Toronto pode voluntariar na organização. Existem várias posições disponíveis, em áreas como marketing e financeiro. O futuro voluntário deve se comprometer com pelo menos seis meses de voluntariado. Mais informacoes através do site http://cirandabrasileira.com.

Entre em Contato

Os interessados podem entrar em contato também através do site do Ciranda Brasileira ou enviar um email para familias@cirandabrasileira.com e marcar uma visita e realizar a matrícula dos filhos.

 

Giselle Noroes

Giselle é jornalista com experiência em televisão, rádio, revista e mídia digital.

Deixe o seu comentário!

*

Comentários sobre este post

  1. Parabens Ciranda Brasileira, voces estao fazendo um trabalho maravilhoso com as criancas, e as familias. Acompanho o Ciranda a cada evento, trabalho de qualidade eh sinomimo de voces!
    Ana Thomas, Organizadora do Cafe e Cultura Toronto

    Ana Thomas
    Reply

Veja também