Canada

Canada

Como começar seu programa de internacionalização

Guia sobre internacionalização – Parte 3 – Final

Por Marcelo Andrade | Publicado 17/04/2019

Agora que você já sabe que um plano de internacionalização é fundamental para o sucesso do seu negócio no exterior, é hora de passar para a próxima etapa: a elaboração do seu próprio programa.

Você deve se lembrar do início da sua empresa, quando preparou um plano de negócios para cobrir todos os aspectos do que hoje é o seu empreendimento. No plano de internacionalização, a ideia é parecida.

Entretanto, para preparar um programa de internacionalização que colocará a sua empresa no caminho do sucesso, a palavra-chave é adaptação.

Tudo deve ser pensado para a realidade do mercado-alvo — como se seu negócio sempre tivesse pertencido ao novo endereço. Contudo, esteja ciente: pesquisas remotas ou visitas rápidas são insuficientes para fornecer todas as informações que você precisa para compreender a realidade local.

Dúvidas frequentes

Qual é o melhor país para migrar meu negócio?

R. Depende. De forma geral, um dos países mais receptivos a imigrantes e empreendedores é o Canadá, que oferece excelente qualidade de vida e um ótimo ambiente de negócios. No entanto, seu segmento e seus objetivos devem ser levados em consideração na hora de escolher o destino da sua expansão.

É necessário transferir minha equipe para o exterior em aplicações e migrações?

R. Em um primeiro momento, você pode precisar de ajuda com o treinamento da equipe estrangeira e com o início das operações. Contudo, a transferência de funcionários e seus custos podem ser evitados caso você disponha de mão de obra qualificada no país de destino e prepare métodos alternativos de treinamento, como video conferências.

Como posso saber se meu produto é relevante em outros mercados?

R. Na verdade, a pergunta que você deve se fazer é: como tornar o meu produto relevante em outros mercados? E para respondê-la, você precisa fazer uma análise detalhada das preferencias e pontos de vistas do local de destino e suas oportunidades.

É possível internacionalizar microempresas?

R. Sim, é possível internacionalizar empresas de qualquer porte. Especialmente no caso das microempresas, você pode se aproveitar de uma flexibilidade maior para se adaptar ao novo mercado.

Marcelo Andrade

Marcelo é o presidente da Lucalex, empresa criada em Toronto com o objetivo de estruturar oportunidades de negócios para empresários de médio porte no Brasil e no Canadá. Contato: info@lucalex.ca. www.lucalex.ca.

Veja também