Canada

Canada

Planejando Investir no Mercado Canadense?

ANO 1 | NÚMERO 1 | 2019

Bem-vindos ao primeiro número da nova seção  “A Vida no Canadá”. 

É com grande orgulho e entusiasmo que a equipe da revista DISCOVER apresenta esta nova seção dedicada à comunidade de lingua portuguesa no Canadá e aos interessados em imigrar para o país. Nosso foco será informar, conectar e inspirar.

 

Convidamos os leitores a participarem conosco dessa jornada compartilhando suas experiências de vida e dando sugestões e dicas sobre como se adaptar ao Canadá mais rapidamente.   

Considere o registro de Importador Não Residente (Non-Resident Importer-NRI)

Por Arnon Melo

Para empresas brasileiras que estão expandindo seu comércio eletrônico,  pensando em testar o mercado canadense, ou desejando importar e distribuir produtos diretamente para clientes em qualquer parte do Canadá, uma excelente opção é registrar-se como Importador Não Residente (Non-Resident Importer-NRI).

Um Importador Não Residente (NRI) é toda e qualquer empresa que tem sua sede fora do Canadá, sendo ao mesmo tempo o exportador e o importador das mercadorias. O NRI é responsável pelo pagamento dos impostos e taxas aplicáveis ao desembaraço aduaneiro, armazenamento e inspeções.

Benefícios do NRI

As três principais vantagens do registro NRI são: a) acesso ao mercado sem a necessidade de investimento na compra ou aluguel de instalações físicas no Canadá; b) isenção do pagamento anual do imposto de renda canadense; e c) potencial aumento das vendas já que o cliente não será surpreendido com valores extras, uma vez que todos os custos de importação já foram inclusos na negociação.

Quanto aos riscos, é importante não subestimar os custos de transporte, armazenamento, distribuição, impostos e taxas, que podem afetar negativamente a margem de lucro do produto. O NRI deve manter uma comunicação constante com o agente de cargas, despachante e Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá (CBSA), para evitar surpresas no momento de liberação da carga.

Depósito de Segurança

O importador geralmente faz um “depósito de segurança” relativo aos impostos de importação sobre vendas que serão feitos. A cobrança dos valores dos impostos é mais difícil quando uma empresa não possui propriedade física no Canadá.  Essa é a razão do depósito. O NRI também deve garantir que os produtos importados atendam às regras de rotulagem, idioma e numeração dos produtos.

Ficou interessado em distribuir seus produtos no Canadá, sem o compromisso em cadastrar-se como empresa Canadense por enquanto? Entre em contato com a MH Group (Trading Company subsidiária da MELLOHAWK Logistics ) para maiores detalhes. A empresa vai oferecer todo o suporte, facilitando as suas primeiras importações no país. Bons Negócios!

 

Arnon Melo

Arnon é o presidente da MELLOHAWK Logistics, empresa internacional de Agenciamento de Cargas em Mississauga, Canadá. Contato: arnon@mellohawk.com / www.mellohawk.com

Deixe o seu comentário!

*

Veja também