Canada

Canada

Como Imigrar com Segurança

ANO 1 | NÚMERO 1 | 2019

Bem-vindos ao primeiro número da nova seção  “A Vida no Canadá”. 

É com grande orgulho e entusiasmo que a equipe da revista DISCOVER apresenta esta nova seção dedicada à comunidade de lingua portuguesa no Canadá e aos interessados em imigrar para o país. Nosso foco será informar, conectar e inspirar.

 

Convidamos os leitores a participarem conosco dessa jornada compartilhando suas experiências de vida e dando sugestões e dicas sobre como se adaptar ao Canadá mais rapidamente.   

Por Terry Ferreira | Publicado 22/03/2019

O Canadá é considerado um dos melhores países do mundo por conta de sua qualidade de vida, povo educado e receptividade aos imigrantes. Como consequência, milhares de pessoas tentam imigrar para o país todos os anos em busca da tão sonhada “vida melhor”.

Opções

Com o projeto de imigração em andamento, surgem dúvidas quanto as formas de imigrar e quais as etapas envolvidas. Mas, opções não faltam.

A forma mais comum é através do Express Entry (EE). Esse é o sistema federal de imigração canadense utilizado como fonte principal para a seleção de imigrantes. Esse sistema possui uma escala de pontuação, que será utilizada para convidar pessoas ao redor do mundo a imigrar. Os convites são feitos geralmente a cada duas semanas e podem ser acompanhados pelo site da imigração.

A pontuação do EE é dividida em uma série de quesitos que, ao serem somados, geram a pontuação final de acordo com cada perfil. Sendo eles: idade, nível educacional, estado civil, nível de inglês, estudos e experiência professional no Canadá e no país de origem, dentre outros. A partir da pontuação final, o interessado poderá criar o perfil de imigração e aguardar o convite para aplicar para a residência permanente.

Ficha de cadastro

Observe que o “perfil” do EE não é uma aplicação para o Express Entry. Ele funciona apenas como uma espécie de “ficha de cadastro” para o setor de imigração canadense, que irá checar essas “fichas” e fazer o convite de acordo com a pontuação sorteada em cada rodada.

Destaco a importância de assistência especializada nesse tipo de processo, haja vista a quantidade de detalhes e regras. Não vale à pena arriscar todo um projeto por causa de algum erro ou falta de informação básica na aplicação. Recomendamos a busca de um consultor registrado no órgão responsável para tentar obter a residência permanente de maneira mais segura.

Terry Ferreira

Terry é Consultor de imigração licenciado. Contato: info@terryferreira.ca. www.terryferreira.ca.

Veja também