Canada

Canada

Eleições do Conselho de Cidadania em Ontário

Conheça o perfil e propostas das duas chapas que estão na corrida eleitoral

Reportagem de Jandy Sales |  4 de março de 2019 

 

Entrevista com a cônsul Ana Lélia Beltrame 

 

A comunidade brasileira irá escolher os representantes do Conselho de Cidadania em Ontário – Concid, neste mês de marco. Duas chapas estão na disputa: a chapa 1 (Unidos Somos 1), e a chapa 2 (Voz da Comunidade).

O Conselho de Cidadania em Ontário – Concid, teve sua primeira eleição em 2017, ano de criação da entidade. Um dos principais objetivos do Concid é servir de ponte entre a comunidade brasileira e o Consulado Geral do Brasil em Toronto.

CHAPA O1 

“O Conselho de Cidadania em Ontário é importante na medida que divulga para  a nossa comunidade as informações de que ela necessita, indicando os vários serviços a que o imigrante pode ter acesso”, afirmou Dolores Gontijo, que concorre pela chapa Unidos Somos 1.

Fazendo parte da atual gestão do Conselho – ao lado de Arnon Melo, que também é um dos integrantes da chapa 1, Gontijo  ressaltou  a realização das duas edições da Semana do Brasil em Toronto. Foram eventos que comemoraram a independência do Brasil e reuniram dançarinos, artistas plásticos, músicos, fotógrafos e desportistas.

A enfermeira Dolores Gontijo veio morar no Canadá há 17 anos. Mãe de dois filhos e  avó, a mineira considera a experiência profissional canadense e a fluência no idioma inglês como sendo as maiores dificuldades enfrentadas pelo imigrante. “A curto prazo é impossível uma adaptação inicial que nos dê satisfação. É sempre um pouco difícil”, afirmou.

De acordo com Gontijo, se a chapa 1 for eleita, os membros do Conselho participarão de diferentes mesas temáticas de acordo com suas atuações e interesses. “No meu caso, eu continuarei a participar da mesa de Educação e Cultura”, disse.

Segundo Gontijo, o Consulado Geral do Brasil em Toronto tem sido um grande parceiro para atender as demandas da comunidade. “A cada reivindicação nossa a embaixadora nos chama para uma reunião e nos expõe sobre a viabilidade ou não sobre o que solicitamos. Esperamos manter o mesmo relacionamento no futuro, afinal é de suma importância essa proximidade para o bom andamento de nossos objetivos”, salientou.

Além de Dolores Gontijo, também integram a chapa Unidos Somos 1:

-Arnon Melo

-José Cabral

-Lina Melo

-Leila Farah

-Carlos Coimbra

-Camila Valente

-Rodrigo Durigon

-Miriam Bensabath

-Lúcia Scalco

-Karina Almeida

-Ivonete Sousa

-Elias Santos

-Rosana Menezes

-Leonardo Cosenza

CHAPA 02 

 

De acordo com os representantes da Chapa 2, o papel mais importante do Conselho de Cidadania é a mobilização comunitária e a oportunidade de propiciar trabalho voluntário aos membros da comunidade.

A Chapa 2 entende que o foco maior do Itamaraty sobre os conselhos é basicamente promover atividades que não sejam desempenhadas pelos Consulados. Dessa forma não haverá duplicação de serviços, ou seja, o Conselho será um parceiro do Consulado.

Se a Chapa 2 for vitoriosa, o grupo pretende em primeiro lugar  adotar um estatuto e um código de conduta ética que norteará as atividades do Conselho dando transparência e ampla divulgação à comunidade. A partir daí uma das prioridades será dar início ao mapeamento da comunidade brasileira sob a jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Toronto, se possível contando com uma parceria do Conselho de Cidadania de Winnipeg.

A Chapa Voz da Comunidade é composta por:

-Ana Carolina Cardoso

-Sabrina Figueiredo

-Maristela Filipov

-Rafael Lopes

-Mariana Marques

-Adriana McCulloch

-Daniel Paz

-Josimeiri Ribeiro

-Mara Santos

-Rosângela Schmitt

-Márcio Silva

-Eron de Souza

-Margareth Zanchetta

-Glair Betti

NOTA:  Suely Anunciação não faz parte mais da Chapa 2. 

Serviço:

As eleições para o Conselho de Cidadania em Ontário serão realizadas nos dias 16 e 17 de março. O horário de votação será das 12h às 17h no Wallace-Emerson Community Centre. 1260 Dufferin Street.

 

JandySales

O jornalista Jandy Sales tem experiência em radio, televisão e revista. Já recebeu três prêmios como documentarista.

Deixe o seu comentário!

*

Comentários sobre este post

  1. URGENTE
    Querida Leila, e Querido Jandy, Queridos Amigos da Discover Magazine,

    Venho por meio desta, como porta voz da Chapa 1, pedir a remocao imediata de todas as fotos e referencias sobre a Sra Suely Anunciacao como membro da Chapa 2.

    A Sra Suely foi removida da Chapa 2, pelo consulado brasileiro em Toronto e o Itamaraty, por nao qualificar como membro dentro de chapa de acordo com o regulamento do Manual de Servico Consular que reje o Conselho de Cidadania.

    Capitulo 3 do Manual de Servico Consular diz:

    3.2.14 Os membros do Conselho de Cidadãos/Cidadania exercerão mandato com duração de dois (2) anos a contar da data da posse, e poderão ser reindicados ou reeleitos, conforme o caso, para exercer um mandato adicional consecutivo. Após período de afastamento de 2 anos ou mais, ex-integrantes do Conselho de Cidadãos poderão apresentar novamente sua candidatura; a regra para os Conselhos de Cidadania serão estipuladas no regulamento específico, a critério da maioria do grupo.

    A Sra Suely Anunciacao se demitiu do Conselho atual na primeira reuniao oficial do conselho, o qual eu faco parte, em April de 2017 e pelas regars, ela so pode se candidatar novamente, apos tendo que esperar dois anos apos sua renuncia. Ela so poderia se candidatar apos Abril de 2019.

    Essa decisao foi anunciada a midia no dia 6 de Marco, pelo Ministro Ademar Seabra Junior, durante debate dentro do Consulado Brasileiro com a presenca das duas chapas e toda midia Brasileira. Estamos esperando agora manifesto publico do Consulado sobre o ato administrativo que a excluiu do pleito.

    Peco urgente a remocao das fotos e todas a referencias sobre a Sra Suely Anunciacao neste artigo da revista Discover pois ela nao tem direito de fazer parte de nenhuma chapa e seu nome nao pode ser citado em nenhum artigo.

    Nao esta correto ela continuar sendo referida como parte de uma chapa ou integrante da mesma a qual ela nao mais pretence e nao concorre mais a eleicao.

    Peco urgente a retificacao deste artigo.
    Agurado seus comentarios.
    Atenciosamente,
    Arnon Melo – Porta Voz da Chapa 1, para o Conselho de Cidadania de Ontario

    Arnon Melo
    Reply

Veja também