Canada

Canada

Guia de Internacionalização de Empresas

Tudo o que você precisa saber antes de expandir 

as fronteiras  da sua empresa

Por Marcelo Andrade

Com a intensificação dos modelos virtuais de negócio e da redução de barreiras comerciais entre muitos países, a palavra internacionalização tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo.

Conquistar novos mercados, globalizar a marca, alcançar mais pessoas… todas essas metas passam pelos planos de muitos empreendedores. No entanto, quando chega a hora de executar o plano de expansão, as dúvidas aparecem e, com elas, a incerteza.

Sendo assim, após anos de experiência em internacionalização, resolvi criar um guia para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos empresários que pretendem integrar seus negócios a novos mercados com sucesso, independente de seus segmentos e portes.

 

O que é internacionalização?

A internacionalização é, em resumo, a transformação de um negócio em direção a atividades que superam as fronteiras de seu país de origem. Isso pode acontecer de três formas:

  •   Expansão de mercados de consumo (exportação)
  •   Ampliação global (presença da empresa em outros países
  •   Migração do negócio (transferência de sede)

Na expansão de mercados de consumo, o principal foco da internacionalização é preparar a empresa para uma adaptação comercial e logística para atender novos clientes pelo mundo. As empresas que optam por esta modalidade costumam buscar distribuidores ou clientes locais.

Já na ampliação global, além da integração comercial e logística, é necessário estabelecer uma estrutura de atuação conjunta e observar as condições operacionais nos mercados-alvo. Nestes casos, a ideia é buscar parceiros estratégicos locais, além de certa presença no mercado-alvo.

Por fim, a migração do negócio é a transformação completa de um empreendimento que já funciona bem em seu local de origem, mas com ainda mais potencial em um novo ambiente de negócios. Na migração, é essencial a integração ao ecossistema local.

Na próxima semana estarei publicando a continuação das informações que estão no Guia da Lucalex sobre a importância de um projeto de internacionalização.

Marcelo Andrade

Marcelo é o presidente da Lucalex, empresa criada em Toronto com o objetivo de estruturar oportunidades de negócios para empresários de médio porte no Brasil e no Canadá. Contato: info@lucalex.ca. www.lucalex.ca.

Veja também