Canada

Canada

A importância de um projeto de internacionalização

Guia sobre internacionalização – Parte 2

Por Marcelo Andrade

Muita gente já considerou a possibilidade de morar fora do Brasil. Essa é uma decisão importante e que merece todos os cuidados possíveis. Após escolher o destino, você ainda precisa planejar onde irá morar, como se sustentará e, caso seja casado e tenha filhos, como sua família se adaptará à nova realidade.

Quando se fala em internacionalização de empresas, as escolhas são parecidas e igualmente importantes.

É verdade, se você está cogitando expandir as fronteiras da sua empresa, é sinal que a empresa vai bem e você enxerga um panorama favorável para crescer mundo afora. Ainda assim, antes de executar sua internacionalização, você deve estar atento a alguns pontos.

 1. O ambiente comercial e a legislação estrangeira

Você já sabe que o Brasil não oferece as melhores condições para empreender: a carga tributária é alta, a legislação é complicada, mão de obra qualificada é escassa… e essa lista continua. No exterior, especialmente em países do G7, esse ambiente operacional pode parecer mais simples, mas nuances importantes não podem passar despercebidas.

Será que você já sabe como as coisas funcionam no destino da sua empresa? Já analisou o que precisa fazer para atuar em conformidade com a legislação e as práticas comerciais vigentes no país que você escolheu?

Essas diferenças podem aparecer em maior ou menor escala, mas pequenos detalhes podem causar impactos imensos nos resultados e, por isso, é necessária a análise do ambiente de negócios estrangeiro antes de se iniciar um projeto de internacionalização.

 

     2. A presença de concorrentes e a diferenciação do seu negócio

Dependendo dos produtos e serviços que você oferece, é possível que você tenha poucos ou até nenhum concorrente no Brasil. Isso acontece, por vezes, pela dificuldade enfrentada por empreendedores no país.

Mas quando você amplia seus horizontes para um local em que fazer negócios é simples e até incentivado, é possível que outras empresas já atuem em seu segmento.

Dessa maneira, preparar o seu negócio para atender a nova clientela de forma eficiente e agregando valor sob o ponto de vista do cliente é outro fator que torna fundamental um plano de internacionalização detalhado.

 

      3. A diferença no perfil dos consumidores e a adaptação dos produtos

Se entre as regiões do Brasil você pode precisar adaptar seu produto para atender públicos distintos, imagine quando passar a lidar com pessoas que variam em praticamente tudo da sua terra natal: idioma, cultura, educação e hábitos.

Tentar vender soluções para consumidores que você ainda não conhece é dar um tiro no escuro. Você só pode garantir que a sua oferta seja adequada para o novo mercado após um estudo detalhado dos seus novos clientes, o que é outra parte essencial de um programa de internacionalização.

 

        4. Desafios exclusivos do mercado-alvo e suas oportunidades

Digamos que você esteja planejando expandir uma startup de serviços de entrega de objetos para Toronto, no Canadá. Sua empresa é um grande sucesso nas grandes capitais brasileiras e tem tudo para conquistar o coração dos consumidores da maior metrópole canadense, certo? Bem, depende.

Ao contrário do Brasil, o inverno é um fator considerável na hora de planejar soluções no Canadá, já que os termômetros chegam a -30ºC. A neve muda os problemas a serem resolvidos e a rotina de todos os habitantes.

Dificuldade? Não. Você, como empreendedor, provavelmente enxergará oportunidades, mas entender a realidade local é algo indispensável. Cada desafio pode ser uma porta de entrada extra para você no novo mercado.

No entanto, você deve estar preparado para tudo. Ignorar as características específicas de um novo local pode colocar em risco suas atividades. Mais uma vez, aqui entra a necessidade de um esquema de expansão completo. E isso nos leva ao próximo tópico.

Marcelo Andrade

Marcelo é o presidente da Lucalex, empresa criada em Toronto com o objetivo de estruturar oportunidades de negócios para empresários de médio porte no Brasil e no Canadá. Contato: info@lucalex.ca. www.lucalex.ca.

Deixe o seu comentário!

*

Veja também