Community

Brazil & Portugal  

Community

O que a cultura startup pode ensinar ao meu negócio

Por Bruna Lopes

Você sabe o que é uma startup? Nos EUA, a palavra é usada há muito tempo e seu significado é “qualquer empresa que esteja em sua fase inicial”. A expressão começou a ser usada no Brasil entre 1996 e 2001, quando várias empresas online começaram a surgir. Hoje, o termo está bastante difundido no mercado, e representa empresas criadas a partir de um grupo pequeno de pessoas que trabalham por conta própria.

Criação de soluções inovadoras

Os objetivos que movem muitas das startups são a vontade de criar algo diferente e novo do que já se encontra no mercado e crescer rápido sem precisar elevar o custo de produção. A startup não precisa estar relacionada a tecnologia e na internet. Ela tem como base a criação de soluções inovadoras e na resolução de problemas de forma criativa.

Mesmo que você não tenha uma startup, o conceito e a cultura por detrás dela, pode ajudá-lo a descobrir como resolver, melhorar ou tornar mais simples, de um novo jeito, a resolução para antigos problemas que podem estar no seu trabalho, no seu dia a dia ou na sua cidade.

Alternativas

Você não precisa necessariamente usar da tecnologia para encontrar uma solução para resolver os problemas que surgirem. Soluções ecológicas, regionais, produtos veganos e orgânicos, podem ser boas alternativas. O que é preciso ter em mente é que na cultura de startup o objetivo é levar inovação aos produtos e serviços, por meio de soluções que ninguém aplicou antes.

Um outro conceito bastante visto na cultura startup é ter ambientes para mente mais aberta, o que significa questionar tudo o que acontece e é feito na empresa, estimulando que os demais façam isso também.

A empresa reflete a sua administração. Empreender será sempre um eterno aprendizado e nisso a cultura startup entende bem: sempre existirá um espaço para melhorias nos produtos e serviços. As possibilidades de fracassar devem ser abraçadas, assim erros devem ser vistos como oportunidades de crescimento.

Bruna Lopes

Bruna é fundadora, Diretora de Criação e CEO da Agência Vetta, consultora de design e marketing digital situada em Belo Horizonte.

Deixe o seu comentário!

*

Veja também