Canada

Canada

Value Investing versus Growth Investing

Qual é a diferença? 

De Mauricio Dreher

Normalmente, quando você lê sobre o investimento, você se deparar com os termos Investimento em valor e Investimento em crescimento. Ambas significam coisas diferentes e o estilo de investimento que você usaria depende do tipo de pessoa que você é. Se você investir em fundos mútuos, procure um fundo de valor ou um fundo de crescimento, dependendo do seu estilo. Veja abaixo alguns conceitos básicos:

Investimento em Valor

O investimento em valor é a estratégia de selecionar ações que são negociadas por menos do que realmente valem. Os investidores de valor continuam procurando por ações que estão subvalorizadas, mas com excelente histórico financeiro. Esta informação pode ser obtida olhando para as demonstrações financeiras da empresa. Os investidores de valor normalmente levam em consideração atributos como baixa P / L – relação preço / lucro e altos rendimentos de dividendos. Em suma, o valor é definido com base em baixas avaliações (baixos índices de preços e altos dividend yields) e crescimento lento.

Os investidores de valor geralmente não concordam com o fato de que o preço de mercado atual de uma ação reflete todas as informações que existem sobre a empresa. Os investidores em valor compram as ações se acreditarem estar subvalorizadas e vendê-las se acreditarem estar superfaturadas. O que a maioria dos investidores tenta fazer é comprar ações de boas empresas que passam por um momento difícil, porque esse é o momento em que o preço das ações estará subvalorizado, acabando por vendê-las quando o valor justo for atingido.

Investimento em Crescimento

O investimento em crescimento funciona exatamente oposto ao do investimento em valor. Os investidores em crescimento concentram-se em ações com maior potencial de crescimento.

O investimento em crescimento é a estratégia de selecionar ações que mostram sinais de crescimento mais rápido em comparação à sua indústria ou ao mercado em geral. Os investidores em crescimento concentram-se em negociar ações com alta relação P / L e geralmente não se importam muito com os dividendos. Em resumo, o investimento em crescimento é definido com base em crescimento rápido e altas avaliações (altas taxas de preço e baixo rendimento de dividendos).

Valor versus crescimento

Os investidores em valor geralmente planejam manter as ações por um período mais longo, já que acreditam que, durante um período, as ações crescerão em valor, de modo que os investidores de valor geralmente são investidores pacientes. Por outro lado, os investidores em crescimento acreditam que, em breve, a empresa crescerá em um ritmo acelerado, de modo que eles normalmente optam por um curto período de tempo em comparação com os investidores de valor. Mas esteja ciente de que as ações de valor tendem a se manter melhor durante a desaceleração do mercado de ações.

Na próxima vez que conversar com o seu CFP – Certified Financial Planner, pergunte se você é um investidor Value ou Growth e verifique se o seu IPS reflete isso.

Maurício Dreher

Mauricio has more than 15 years experience in the financial industry, having an internationally recognized certification as Certified Financial Planner. He works with Canfin Financial Group, offering Investments, Insurances, Mortgages, with emphasis in Tax Savings Strategies. Bus: (877) 422-6346 ext. 528 or Cell: (416) 876-3644.

Veja também