Brazil

Brazil

Empreendedores brasileiros apresentam suas trajetórias durante networking

Histórias de luta

Por José Francisco Schuster | Publicado 21/05/2018

A narrativa de histórias de luta, garra, superação de desafios e perseverança nas adversidades de empreendedores emocionou os mais de 130 presentes ao evento de networking “Negócios brasileiro-canadenses fazendo um impacto em nossa comunidade”. O encontro ocorreu em 17 de maio no Members Lounge da prefeitura de Toronto, em uma promoção do Conselho de Cidadania de Toronto, com apoio da vice-prefeita de Toronto, a vereadora luso-canadense Ana Bailão, do Consulado-Geral do Brasil em Toronto, da Federação de Negócios Canadense-Brasileiros (FCBB) e da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC).

Empreendedores e suas trajetórias

Contaram sua trajetória o vice-presidente da BR4Trade Corp (importadora de pão-de-queijo), Flávio Ferreira; o diretor da Osh Bites Imports Corp (importadora de tapioca), Lucas Holtz (foto) : o CEO da Ipanema Valley (importadora de bananada) Bjorje Krstich; o diretor da Eh Coffee & Orange Brown Imports (importadora de café) Victor Nucci; e a presidente da SFI-Tech (importadora de produtos para smart home), Márcia Martins. Todos foram agraciados com certificados de reconhecimento. Em seus estandes, foi possível conhecer e provar os produtos. O evento também serviu para lançar oficialmente o novo website do Conselho de Cidadania, disponível em concidtoronto.org.

Importações geram empregos no Brasil

“É justamente isto que queríamos, que os empreendedores contassem a história de sucesso deles e a de fracasso também, porque você fracassa, você continua, você cresce, para assim inspirarem outras pessoas que estão pensando em abrir seu negócio, e para que vejam que com dedicação e com trabalho, você consegue”, disse Arnon Melo (foto), do Conselho de Cidadania, que foi o apresentador do evento. “O principal papel do Conselho é unir a comunidade, mostrar o que já existe no Canadá de raízes brasileiras e inspirar os que estão chegando, sabendo que tem um apoio do Conselho e de outras organizações”, acrescentou.
“Temos que apoiar os empreendedores, é bom não depender de empregos e patrões”, concordou a cônsul-geral do Brasil em Toronto, Ana Lélia Benincá Beltrame. “As importações geram empregos no Brasil e fazem com que os produtos brasileiros se espalhem pelo mundo”, observou.

Prefeitura de Toronto apóia evento

“A prefeitura apoia estes eventos de networking porque o sucesso destes empreendedores é o sucesso de nossa cidade, já que a maior parte dos empregos em Toronto são criados por pequenas e médias empresas”, afirmou a vice-prefeita de Toronto. Ana Bailão  (foto – centro) destacou que o fato de Toronto ser uma cidade multicultural a torna propícia para realizar testes de produtos, “porque se tem sucesso aqui, devem ter em qualquer parte do mundo”.

Bailão salientou que a prefeitura e a província têm programas de apoio aos empreendedores. “Depois, é não desistir, porque não é fácil, mas esta é uma cidade que cresce, com 50 mil pessoas a mais por ano e um mercado diversificado”, ressaltou. A vice-prefeita explicou que entre as formas de apoio oferecidas estão incubadoras nas áreas de alimentação e tecnologia. “Uma empreendedora brasileira de brigadeiros começou em uma incubadora e hoje já tem uma grande produção”, finalizou.

José Francisco Schuster

foi, durante 8 anos, âncora do programa "Fala, Brasil", e agora produz e apresenta o programa "Noites da CHIN - Brasil", na CHIN Radio

Veja também