Brazil

Brazil

Brasil ganha placa no Museu da Imigração do Canadá

Por José Francisco Schuster | Publicado 9/05/2018

Uma placa em homenagem aos 30 anos da comunidade brasileira no Canadá foi descerrada no último dia 8 de maio, em cerimônia no Real Institute, em Toronto. A iniciativa foi dos empresários Angela Mesquita (à direita) , do Brasil Remittance, e Vilson da Silva, do Leblon Group, com apoio do Consulado-Geral do Brasil em Toronto. Após a inauguração, a placa foi levada para exposição permanente no museu Pier 21, em Halifax, na província da Nova Escócia, local onde aportavam os navios trazendo os imigrantes para o Canadá após a Segunda Guerra Mundial. Reformando, o antigo galpão de desembarque é hoje o Museu da Imigração do Canadá, de cujo acervo a placa passa a fazer parte.

Placa

Além dos empresários e de representante do Consulado, a cerimônia contou com a presença da CEO do Museu da Imigração no Pier 21, Marie Chapman, da diretora do departamento de Relações com Doadores do museu, Maria Almeida, da diretora de Desenvolvimento de Negócios da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Nina Garcia, e de representantes da comunidade.  A placa tem os dizeres, em português e inglês, “Viemos em busca de sonhos e a vontade de vencer. Nesta terra, encontramos apoio e amor. Hoje, agradecemos a este chão, no qual nos sentimos amados e o chamamos verdadeiramente de nosso lar. Obrigado, Canadá”, de autoria de Josivaldo Rodrigues.

Centro Social

“O museu tem placas de todas as comunidades imigrantes, mas faltava a nossa”, explica Ângela Mesquita. Ela conta que teve a ideia quando promoveu, no ano passado, uma grande festa em comemoração aos 30 anos da comunidade brasileira no Canadá. “Já que fizemos a festa, vamos fazer a placa também”, pensou ela, que a vê como “o chute inicial para um centro social tão sonhado por todos nós”.

Documentário

A festa também deu a ideia ao jornalista Marzio Lorenzo  de contar a história da comunidade em um documentário, tendo sido igualmente apoiado por Angela Mesquita (à direita). Na cerimônia, foi apresentado o trailer de “30 anos de imigração brasileira no Canadá”, que termina justamente com a história da placa. “Saí em busca de histórias interessantes, fazendo uma colagem de como foi a chegada de algumas pessoas, representando centenas de outras”, conta Lorenzo, que teve de vasculhar os arquivos dos anos 80 e 90 da OMNI TV, ainda não digitalizados, para acrescentar imagens originais de brasileiros neste período, e que também viajou a Governador Valadares, cidade de origem de muitos imigrantes em 1987, no começo da imigração. A OMNI deve veicular o documentário, de 30 minutos de duração, em breve.

A cerimônia teve a animação da cantora Cibelle Iglesias, com Carla Dias no violão, e não faltaram o bolo de rolo típico de Pernambuco e salgadinhos tradicionais do Brasil.

José Francisco Schuster

foi, durante 8 anos, âncora do programa "Fala, Brasil", e agora produz e apresenta o programa "Noites da CHIN - Brasil", na CHIN Radio.

Os comentários estão fechados.

Comentários sobre este post

  1. Parabens Schuster e Discover Magazine pela presenca apoio e excelente materia.
    Obrigada sempre!

    ANGELA DE MESQUITA

Veja também