Brazil

Brazil

Toronto também tem um grande Carnaval

 

Caindo na folia

Por José Francisco Schuster | Publicado 26/02/2018

Apesar de estar a milhares de quilômetros de distância e muito longe do calor do Rio e de Salvador, Toronto teve mais uma vez, em 2018, um baile de carnaval que não deixou em nada a dever ao dos grandes clubes brasileiros.  Só não foi sincronizado este ano com o Carnaval brasileiro porque o Valentine’s Day (Dia dos Namorados) coincidiu justamente com a Quarta-Feira de Cinzas, e várias festas no Canadá o celebraram nos finais de semana anterior e posterior. Assim, a primeira data disponível foi de 24 de fevereiro.

Atrações

Os majestosos salões do Pearson Convention Centre, em Brampton, na grande Toronto, receberam 650 foliões que se divertiram até a madrugada ao som de dois artistas vindos de Salvador – Tati Meira e Leo Pretto – e mais artistas locais como Cibelle Iglesias, a Batucada Carioca (acompanhada de passistas da Dance Migration), a Roda de Samba de Toronto e o DJ Rodrigo Flores. Destaque também para a sempre primorosa decoração de Luís de Castro (que já desfilou como destaque no Carnaval do Rio) e para o requintado bufê.

Histórico dos carnavais em Toronto

Foto – Angela Mesquita e Luis de Castro

A organização mais uma vez foi da empresária e produtora de eventos Ângela Mesquita, que fez o seu nono carnaval em Toronto.  Houve uma sequência de 2006 a 2013, uma pausa de 2014 a 2017 e agora, o regresso. Mas assim como por trás do Carnaval há a tristeza do Pierrô, Ângela, que juntou as forças depois de quatro anos, se diz desanimada de novo. “Estou pensando seriamente em dar um adeus”, advertiu ela, lamentando que “é difícil obter apoio do povo, tem quase que implorar para as pessoas virem e é isso que dá aquele desânimo”. Conforme a produtora, “a nossa comunidade é muito complicada. A gente vê que não tem nada e tenta fazer o melhor, um evento de qualidade, mas agora quero curtir mais o meu netinho e o que está vindo por aí”. Ângela observa que produzir o Carnaval dá muito trabalho. “Estou sonhando com isso desde novembro, há duas semanas que não durmo, duas semanas que meu fogão não é ligado”, conta ela.  De positivo, Ângela elogia o caráter ordeiro dos foliões, tendo sido exigida intervenção do segurança apenas uma vez.

Mais festa em Junho

A produtora diz que o show do grupo de pagode Revelação, no Oasis Convention Centre, em 9 de junho, “vai ser minha despedida”. Se for cumprida a promessa, a comunidade brasileira no Canadá vai ficar órfã não só de carnavais memoráveis, mas também de réveillons e festas juninas, entre outros, todos produzidos com requinte e bom gosto, que deslumbram inclusive os canadenses que comparecem.

José Francisco Schuster

Schuster é jornalista há 30 anos. Ele escreve um blog sobre a comunidade brasileira no Canadá.

Os comentários estão fechados.

Comentários sobre este post

  1. Grande matéria Schuster! A festa foi linda, Angela Mesquita e Luis de Castro arrebentaram ,profissionalismo, qualidade e muita simpatia, tomaram conta da festa. Tenho certeza que quem não foi perdeu um grande evento. Quero também parabenizar ao público presente pela energia e alegria surreal. Um abraço caloroso em todos, ate a próxima

    Leo Pretto
  2. Parabens Shuster pela excelente reportagem sob a festa de Carnaval .Angela Mesquita e Luis Castro sempre fazendo eventos com muito sucesso e bom gosto.

    Silvia