Canada

Canada

Governo canadense reabre programa de sponsorship de pais e avós

Medida atinge o cidadão canadense e residente permanente

Por Leila Monteiro Lins | Publicado 1/01/2018

Quem é cidadão canadense ou é residente permanente poderá dar o primeiro passo no processo de imigração para pais e avós. O Parents and Granparents Program, do Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC), será reaberto na primeira semana de janeiro de 2018.

O IRCC introduziu um novo processo  para patrocinar pais e avós a fim de torná-lo mais justo e mais transparente aos candidatos.

Agora, os potenciais sponsors devem primeiro informar o IRCC de que eles estão interessados em trazer pais e avós para o Canadá, enviando o formulário Interest to Sponsor.

O processo de seleção é aleatório e o IRCC convidará potenciais sponsors a se candidatarem para fazer o sponsor de pais e avós.

Disponibilidade do formulário e prazos

O Ministro da Imigração, dos Refugiados e da Cidadania, Ahmed Hussen, anunciou que o formulário Interest to Sponsor estará disponível a partir do meio-dia (horário leste do país), em dois de janeiro de 2018.

Aqueles que desejarem candidatar-se para patrocinar pais e avós em 2018 devem primeiro preencher o referido formulário on-line. O mesmo estará disponível até o meio dia de primeiro de fevereiro de 2018.

Para ajudar a garantir a eficiência do sistema e permitir o maior número de parentes elegíveis para trazer seus pais e avós para o Canadá, o IRCC esclarece que é importante que apenas aqueles que atendam aos requisitos de elegibilidade do patrocínio enviem o formulário Interest to Sponsor.

Mudanças no formulário

O IRCC também informou que foram incluídas perguntas adicionais à versão 2018 do formulário para ajudar os potenciais sponsors a se auto-avaliarem se são elegíveis para o programa.

“Ajudar mais pessoas a se reunirem com seus pais e avós no Canadá demonstra o compromisso do governo de manter as famílias unidas, levando a uma integração bem sucedida e a um vínculo mais forte com o Canadá “, afirmou Ahmed Hussen, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá.

Outras informações e esclarecimentos sobre o programa de sponsorship poderão ser obtidos com a Terry Ferreira & Associates (Immigration Consulting): www.terryferreira.ca   | info@terryferreira.ca

 

 

 

 

Leila Monteiro Lins

tem mais de 30 anos de experiência nas atividades de jornalismo e relações públicas, incluindo assessoria de imprensa, planejamento e organização de eventos, produção e edição de jornais e revistas, e desenvolvimento de estratégias de comunicação. Em 2010 lançou no Canadá a revista DISCOVER, que tem como objetivo promover as oportunidades de negócios, turismo do Brasil, Portugal e Canadá, assim como fortalecer e aprofundar os lanços entre os três países. A versão digital da revista DISCOVER pode ser lida no site https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

Veja também