Brazil

Brazil

Brasileiro Cesar Victora recebe prêmio no Canadá

Cesar Victora

O epidemiologista Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu o Prêmio Gairdner de Saúde Global, em cerimônia oficial de premiação da Fundação Gairdner, no Museu Real de Ontário, em Toronto, no Canadá.

A Fundação Gairdner promoveu simpósio com apresentação de palestras de cada um dos sete cientistas premiados na edição deste ano do Gairdner.

O prêmio Gairdner, a mais importante premiação científica do Canadá e uma das mais respeitadas na área de ciências da saúde em nível mundial, distingue anualmente sete cientistas por suas contribuições à pesquisa em medicina e saúde global. Os vencedores da edição de 2017 foram anunciados em março deste ano, em evento na Toronto Reference Library, em Toronto.

Victora é o primeiro cientista brasileiro a receber o Gairdner, tendo sido contemplado com o prêmio-título John Dirks Canada Gairdner Global Health Award, que reconhece avanços científicos que produziram profundo impacto para a saúde em países em desenvolvimento.

Professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, Victora obteve a distinção pelo conjunto de seus estudos sobre amamentação e nutrição materno-infantil, que demonstraram o impacto do aleitamento materno exclusivo sobre a mortalidade infantil e os efeitos da nutrição nos primeiros anos vida sobre a saúde da infância à idade adulta.

Giselle Norões

Giselle é formada em Jornalismo e pós-graduada em Assessoria de Comunicação. Com mais de 10 anos de carreira, foi assessora de imprensa do Sesc durante 7 anos, tendo também experiência em televisão, rádio, revista, jornalismo online e mídias sociais.

Veja também