Community

Brazil & Portugal  

Community

Tirando Dúvidas com o Dr Renato Harari

Por Rosana Dias Lancsarics

2-720X720

 

 

O Portal Discover está lançando a partir desta semana a nova seção chamada Tirando Dúvidas, que tem como objetivo esclarecer questões sobre diferentes áreas. O primeiro profissional a contribuir para a nova seção é o dentista brasileiro Renato Harari, bastante conhecido em Toronto, que tem o seu consultório Harari Chocron Dental Care, junto com o seu sócio Dr. Samuel Chocron.

 

 

 

DISCOVER – O clima predominantemente frio do Canada faz com que haja alguma diferença nas recomendações para o cuidado com os dentes?

Renato Harari – O clima frio do Canada pode deixar os dentes mais sensíveis, especialmente para quem tem o hábito de respirar pela boca. Seria como tomar água gelada ou morder um sorvete. Então, dores de dente no frio costumam ser mais comuns. Porque isso acontece? O ar frio, a água gelada ou o sorvete quando entra em contato com o dente, resfria todas as superfícies que estão expostas. Se a segunda camada do dente, que é chamada de dentina, estiver exposta por alguma razão, que pode ser cárie, fratura, bruxismo( ranger dos dentes), escovação muito forte( gengiva retrai expondo a raíz do dente), a pessoa pode apresentar sensibilidade.
Na dentina existem os túbulos dentinários, que são canais pequenos que ligam à superfície externa até a polpa dental, onde ficam vários nervos. Com a dentina exposta sem a proteção do esmalte ou do cemento (na raiz), agressões como frio e calor, atravessam os túbulos e estimulam os nervos da polpa dando a sensação de dor.
Portanto, as recomendações de higiene bucal adequada, boa alimentação e a visita ao dentista regularmente são ainda mais importantes no clima frio.

DISCOVER – Qual é o pior inimigo de uma dentição saudável?

Renato Harari – Infelizmente, existem várias inimigos da saúde bucal. O principal é a placa bacteriana. A placa (como nós a conhecemos) é uma película pegajosa e esbranquiçada, constituída de bactérias, resto de alimentos e saliva, que se forma sobre os dentes. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro. A placa e o tártaro podem causar cáries, doenças na gengiva e mau hálito. Quando ingerimos alimentos com açúcar a placa fica ainda mais perigosa, pois as bactérias “quebram” o açúcar e produzem ácidos que corroem as superfícies do dente causando cárie. Precisamos combater esse inimigo, como veremos a seguir.

DISCOVER – Qual é o melhor amigo de uma dentição saudável?

Renato Harari – A escova de dentes e o fio dental ainda são as melhores ferramentas pare manter uma boa saúde bucal. Visitas regulares ao dentista com exames completos incluindo radiografias e a remoção de placas bacterianas e tártaro por um profissional complementam a prevenção de problemas mais graves. Uma boa alimentação baixa em açúcares também são grandes aliados no combate contra cárie e doenças na gengiva. Portanto, a remoção mecânica (escova, fio dental, dentista/higienista) do nosso maior inimigo (placa bacteriana) aliada à uma boa alimentação, são as melhores maneiras de mantermos a nossa boca saudável.

 

Renato Harari

Renato atua no Canadá desde o início da década de 90, concentrando sua atividade profissional em Toronto no consultorio Harari Chocron Dental Care, tendo como sócio o Dr. Samuel Chocron. 1693 Dufferin St (at St.Clair Ave West). Email: dr.harari@bellnet.ca | Tel: 416-656.9292 | Website: www.hararichocron.ca.