Canada

Community

Associação de Estudantes Brasileiros no Canada

learn-916677_1920

Associação surge para reunir e mapear os estudantes brasileiros no Canadá

Por Rosana Dias Lancsarics

Criada oficialmente no dia 25 de setembro, em Toronto, a Associação de Estudantes Brasileiros no Canadá  surge com o objetivo de mapear, entender e agregar os brasileiros que estudam no Canadá. Esta iniciativa partiu de um grupo de estudantes brasileiros fundadores da Humber Global Business Management Student Association, junto com o apoio da Federação de empresas canadense-brasileiras e do Consulado Geral do Brasil em Toronto.

Em entrevista exclusiva à revista DISCOVER, Hugo Becker e Laura Sturmer, respectivamente, presidente e diretora de engajamento e desenvolvimento, contam quais são os planos da nova entidade.

DISCOVER – Como e quando surgiu a ideia de montar esta associação?

Hugo Becker/Laura Sturmer – Há alguns meses atrás fomos a um evento promovido pela  Federação de empresas canadense-brasileiras e, na oportunidade, nos apresentamos como estudantes brasileiros e fundadores da Humber Global Business Management Student Association, associação que haviamos fundado para o nosso curso. Interessados em saber mais sobre o trabalho que estávamos desempenhando na época, realizamos reuniões com a Federação e o Consulado do Brasil em Toronto e em meio a uma delas surgiu a idéia de utilizar o nosso grupo para iniciar uma associação de cunho maior, voltada a todos os estudantes brasileiros aqui no Canadá.

A idéia da Associação surgiu da necessidade de mapear onde estão os estudantes brasileiros aqui no Canadá, entender o perfil desses estudantes e o porquê de terem escolhido esse destino para desenvolver sua carreira profissional. A partir disso, criar um senso de comunidade entre os estudantes brasileiros, contribuir para o crescimento do Brasil, e gerar novas oportunidades de troca entre os membros.

DISCOVER – Quem são as pessoas que tomaram esta iniciativa?

Hugo Becker/Laura Sturmer – Os responsáveis pela criação da Associação são os fundadores da Humber Global Business Managent Association: Fabiana Ventriglia, Hugo Becker, Laura Sturmer, Nicolas Chang e Paulo Macedo. Para criarmos essa iniciativa tivemos o apoio e suporte do Consulado brasileiro aqui em Toronto na figura da Cônsul Geral do Brasil Ana Lélia Beltrame e do Cônsul-Geral Adjunto Ademar Seabra da Cruz, além do incentivo da Federação de empresas canadense-brasileiras  através do seu CEO Sergio Frias e do seu Vice-Chair e professor da Humber College, Youssef Youssef .

DISCOVER – Qual o objetivo principal da associação?

Hugo Becker/Laura Sturmer – Nosso principal objetivo e conectar o maior número de estudantes brasileiros em Toronto em torno dessa comunidade que estamos criando. Nossa proposta de valor engloba entender o potencial de todos os alunos de undergraduate e graduate no Canadá, criar um pool de talentos e competências, agregar a comunidade de estudantes brasileiros, gerar networking por meio de eventos e conferências, pavimentar o caminho entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho e compartilhar conhecimento. Queremos ser reconhecidos como uma referência para os estudantes brasileiros no Canadá e uma ferramenta para seu sucesso na vida acadêmica e no seu futuro na jornada profissional.

DISCOVER – Vocês têm dados e/ou estimativas de quantos brasileiros estudam hoje no Canadá?

Hugo Becker/Laura Sturmer – As informações que temos no momento foram retiradas do Stats Canada (link abaixo). Verificamos que os dados são muito gerais. No momento, temos conhecimento que foram emitidos cerca de 9.200 study permits para brasileiros em 2016. O study permit é necessário para todos aqueles que vêm estudar no Canadá por mais de 6 meses. Isso engloba cursos de inglês, secondary, post-secondary e outros cursos. Acreditamos que o maior número de estudantes brasileiros no Canada façam parte do grupo de post-secondary. O público-alvo da associação são os estudantes que optaram por fazer o post-secondary studies (graduação, pos-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) no país.

Clique para ter acesso à tabela do stats can e ao site

DISCOVER – Vocês já têm representantes em outras províncias?

Hugo Becker/Laura Sturmer – Decidimos em fazer a nossa expansão em etapas. Nosso objetivo é ter representantes em todas as Universidades e Colleges do Canadá no futuro, porém nesse primeiro momento ainda não temos um prazo definido para essa expansão. Primeiramente, estamos focando em fazer contato e ter representantes da associação em todas as Universidades e Colleges em Toronto GTA. Precisamos desenvolver um modelo de gestão e relacionamento que poderá ser desdobrado no futuro para as outras províncias.

Rosana Dias Lancsarics

Rosana é jornalista e Relações Públicas. No Brasil, ela tem trabalhado para empresas como jornal Folha de São Paulo, Revista Exame, Fiat Automóveis e Embraer. No Canadá, a sua experiência inclui as equipes de comunicação de Toronto Pan Am / Jogos Parapan e Prostate Cancer Canadá.

Os comentários estão fechados.

Comentários sobre este post

  1. Parabéns ao grupo de estudantes brasileiros fundadores da Humber Global Business Management Student Association pela excelente iniciativa de criar a a Brazilian Student Association of Canada. Sucesso para todos os estudantes brasileiros no Canadá!

    Lais

Veja também